Ideli assinala importância da sanção a projetos que modificam Código de Processo Penal



A senadora Ideli Salvatti (SC), líder do PT, chamou a atenção dos senadores para a importância da sanção pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva de três projetos que modificam o Código de Processo Penal (CPP), objetivando tornar mais célere o trabalho da Justiça. A solenidade de sanção dos projetos ocorreu nesta segunda-feira (9).

As propostas, que tramitaram por sete anos nas duas Casas do Congresso Nacional, foram sistematizadas por um grupo de trabalho formado no âmbito da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado e aprovadas em maio deste ano pela Câmara dos Deputados.

Ideli citou entre as alterações ao Código Penal a que exclui da legislação criminal a prerrogativa de novo julgamento no caso de crimes em que o réu foi condenado a pena de mais de 20 anos. A senadora ressaltou a justeza desta medida lembrando que o acusado de ser o mandante do assassinato da freira missionária norte-americana Dorothy Stang, em 2005, acabou sendo absolvido em um segundo julgamento, depois de condenado no primeiro, uma vez que havia recebido pena superior a 20 anos de prisão.

A senadora enalteceu o trabalho parlamentar na discussão das propostas que mudam o CPP, mas associou os méritos do trabalho aos três Poderes da República.

- O Executivo enviou propostas amplamente discutidas, mediante acordo com Senado e Câmara; o Senado discutiu; e o Judiciário formou parceria que subsidiou toda a deliberação - frisou.

Os projetos sancionados modificam as regras do Tribunal do Júri, extinguindo a previsão de um novo júri; proíbem a juntada de provas obtidas de forma ilícita a processos; e determinam que o juiz pode estabelecer valor mínimo de indenização para a vítima sem a necessidade do protocolo de ação civil na Justiça para reparação de danos morais, financeiros físicos ou psicológicos.



09/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova dois projetos mudando o Código de Processo Penal

Vai à sanção projeto que altera Processo de Código Civil

Reforma do Código de Processo Penal é aprovada na CCJ

CCJ aprova reforma do Código de Processo Penal

CCJ examina reforma do Código do Processo Penal

Audiência debate Código de Processo Penal