Ideli: cobiça pela cadeira de Renan levou à crise no Senado
A líder do bloco de apoio ao governo no Senado, Ideli Salvatti (PT-SC), dissenesta quarta-feira (12) em sua saudação ao novo presidente da Casa, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), que a crise vivida recentemente pelo Senado foi causada principalmente pela cobiça em torno da sucessão de Renan Calheiros (PMDB-AL). O desejo de ocupar o posto de presidente acirrou a disputa interna no momento em que Renan passou a ser processado por quebra de decoro, no entender da senadora.
- A coceira por essa cadeira acirrou ânimos, apetites e a disputa interna. Esta não era a questão mais falada, mas não tenho dúvida de que era a questão mais ansiada e desejada, e foi responsável por muito do que nós passamos - avaliou a senadora, observando que o presidente do Senado é o chefe de um dos poderes da República.
No entender de Ideli a qualidade mais importante a ser exercida por Garibaldi, "legitimado por 68 votos" será a de coordenação, já que o Senado é hoje uma casa com muitas comissões em funcionamento.
- Outras personalidades podem ter qualidades maiores, se observadas uma a uma, mas coordenar é a qualidade mais importante neste momento - disse a líder do bloco de apoio ao governo, que mencionou ainda a necessidade de resgate da imagem do Senado. Ela elogiou a atuação do senador Tião Viana (PT-AC) durante sua interinidade na presidência.
12/12/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ideli diz que cobiça pelo cargo de presidente do Senado acirrou ânimos
RENAN CALHEIROS REASSUME SUA CADEIRA NO SENADO
Ideli é contra "personalizar" crise do Senado
MESTRINHO DIZ QUE "DALTONISMO" DO GOVERNO LEVOU O PAÍS À CRISE
PLANO REAL LEVOU À CRISE, AFIRMOU LAURO CAMPOS
Renan: se quiserem me tirar da cadeira de presidente, terão de sujar as mãos