Ideli comemora crescimento da produção industrial de 1,3% em maio



A líder do Bloco de Apoio ao Governo, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), comemorou, da tribuna, o índice de crescimento da produção industrial divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referente ao mês de maio, que foi de 1,3%. A senadora destacou que entre os setores que mais cresceram estão aqueles que mais se queixam da valorização do real frente ao dólar: o de calçados e o de têxteis.

- Esse crescimento é resultado do aumento da renda, da massa salarial, do poder de compra da população, que, por muito tempo, foi precário - analisou a senadora, nesta quinta-feira (5).

Ideli Salvatti observou que o crescimento da produção industrial em maio foi puxado pela produção de bens de capital, isto é, máquinas e implementos que são usados em outras indústrias - o que sinaliza que outros setores também apostam no crescimento.

A senadora destacou que o estado que representa também passa por um momento de recuperação econômica. Segundo Ideli, Santa Catarina exportou 21,1% a mais no primeiro semestre de 2007 em comparação com o mesmo período do ano passado - um resultado melhor do que a média nacional, que registrou crescimento de 19,9%. Além disso, segundo a senadora, na Região Sul, 80% dos trabalhadores contam com cobertura previdenciária, o que demonstra alto índice de trabalhadores com emprego formal.

Em aparte, o senador Augusto Botelho (PT-RR) lembrou que a economia brasileira vem crescendo ininterruptamente nos últimos 15 meses, de forma que seria possível esperar um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) superior ao já previsto, que é de 4,5%.



05/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli comemora crescimento industrial

Produção Industrial recua 0,5% em maio

Produção industrial do País volta a crescer em maio

Produção industrial cresce 1,3% em maio e atinge patamar recorde

IBGE divulga produção industrial dos meses de maio e junho

Produção industrial cai em São Paulo, Ceará e mais 5 estados em maio