Ideli defende mudanças no Orçamento para evitar fraudes



A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), anunciou a realização de reunião entre lideranças partidárias na Câmara e no Senado e o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros, nesta terça-feira (9), para discutir mudanças no processo orçamentário e, assim, tentar evitar novos desvios de recursos públicos. O encontro foi motivado pela denúncia de envolvimento de 65 parlamentares com a compra irregular de ambulâncias por meio de emendas apresentadas ao Orçamento da União.

- Esse é um assunto que temos de tratar com seriedade, pois não é a primeira vez que o Orçamento descamba para uma situação complexa - alertou a parlamentar.

Ao comentar a intenção de apresentar críticas ao processo atual e sugestões para aperfeiçoar o rito orçamentário, Ideli foi comunicada pelo senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) da entrega, há oito meses, de seu relatório ao projeto de resolução do Congresso Nacional (PRN 02/2005) que introduz mudanças na área. Além de propor a criação de uma comissão para acompanhamento da execução orçamentária, o parecer de Eduardo defende que uma emenda atrelada a certa obra fique vinculada à bancada que a apresentou até a conclusão do serviço.

Ainda em aparte, o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) solicitou a especificação dos partidos dos parlamentares suspeitos de fraude na compra de ambulâncias, para identificar quem integra a base aliada do atual governo. Em seguida, apelou que as mudanças em discussão passem pelas emendas extra-orçamentárias, que seriam negociadas fora do Congresso por pessoas com prestígio junto a autoridades do governo.



09/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heloísa pede punição rigorosa para envolvidos nas fraudes e defende orçamento impositivo

Ideli Salvatti defende mudanças na Lei do Inquilinato

Ideli defende mudanças no marco regulatório do petróleo

Caixa usará cadastro biométrico para evitar fraudes

Comunicações diz que sistemas de outorgas será alterado para evitar fraudes

Anac aperfeiçoa sistema de vigilância de planos de voo para evitar fraudes