Representante de produtores rurais defende fim de critério de produtividade



Em posição oposta ao expositor que o antecedeu (Plínio de Arruda Sampaio), o ex-presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB) Luiz Marcos Suplicy Hafers pediu o fim dos índices de produtividade da terra, os quais, segundo ele, "não devem ser aceitos porque são conceitualmente errados e levam medo aos produtores e desânimo aos investidores".

Hafers participa de audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e defendeu os produtores rurais, argumentando que os fazendeiros do país "não podem ficar à mercê de índices calculados por burocratas". Ele lembrou intempéries climáticas e elevados juros bancários a que estão sujeitos os produtores rurais para justificar sua oposição.

- Nós temos responsabilidades sociais e não podemos trabalhar pensando naqueles que têm manifesta implicância para conosco, produtores rurais. E também não podemos produzir esperando pelas decisões de funcionários do Incra, do Ibama, que vão lá em nossas fazendas para dizerem que nós somos pilantras. Eu não sou pilantra. Nós defendemos o agricultor que põe uma coisa maior do que estatística, que põe amor, esperança, trabalho em suas produções. Somo produtores que acreditam em seu país. Por isso, eu quero pedir respeito aos fazendeiros, pois somos a grande mola propulsora do Brasil - declarou Hafers.

Mais informações a seguir



13/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli defende uso da terra como critério de definição do índice de produtividade

Representante dos produtores defende política pública para o etanol

Lando defende produtores rurais e madeireiros de Rondônia

MAGUITO DEFENDE PACTO ENTRE PRESIDENTE PRODUTORES RURAIS

Fernando Collor defende tratamento igualitário a produtores rurais endividados

Heloísa Helena defende negociação de dívidas de pequenos produtores rurais