Ideli desafia oposicionistas a indicarem cortes possíveis em ações do governo



A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), desafiou os partidos de oposição a apontarem quais programas do governo "poderiam, em tese, sofrer cortes" sem afetar o crescimento do país. Para ela, "não dá para ficar falando de cortes de forma generalizada", passando uma idéia de que o governo tem sido perdulário.

- Não dá para fazer discussão em cima de coisas generalizadas. Digam que programas podem ser cortados para que façamos um debate franco - apelou.

A senadora afirmou que está fora de cogitação qualquer "coisa que leve novamente ao Estado mínimo", como foi defendido no passado, o que, a seu ver, não apresentou resultados.

Ideli disse que, nas últimas horas, após o lançamento da Política de Desenvolvimento Produtivo, "muitos críticos" disseram que talvez nenhuma medida fosse necessária caso o governo tivesse contido seus gastos nos últimos anos. Para ela, os críticos parecem ignorar que construir estradas, ampliar portos, incentivar a educação e a pesquisa são atividades que exigem muito dinheiro.

Ainda segundo a líder petista, a Política de Desenvolvimento Produtivo deve levar o Brasil a aumentar seus investimentos dos atuais 17,6% do Produto Interno Bruto (PIB) para 21%. Os financiamentos e as desonerações tributárias devem incentivar as exportações, levando o Brasil a uma participação de, pelo menos, 1,25 % no comércio internacional - hoje é de 1,18%. Para isso, as exportações brasileiras, de US$ 160 bilhões, terão de subir para US$ 208 bilhões até o final de 2010.

Ideli Salvatti comunicou que o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, anunciou a instalação do Fórum de Competitividade do Setor Têxtil e de Vestuário, que investigará profundamente essa área, determinando medidas para sua recuperação. Lembrou que isso foi feito com a construção civil, cujos resultados hoje são conhecidos. A líder do PT lembrou que a área de têxteis e de confecções emprega 1,7 milhão de pessoas, a maioria mulheres.



13/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Governo indicará ao Congresso possíveis cortes no Orçamento

Ideli diz que críticas de oposicionistas são "palpite infeliz"

Ideli destaca ações do PT no governo de Santa Catarina

Ideli destaca ações do governo para diminuir juros dos bancos

Ideli critica falta de debate da oposição sobre ações positivas do governo

Defesa manifesta à Europa preocupação com possíveis ações da Otan no Atlântico Sul