Ideli destaca boas notícias no cenário econômico



A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), chamou a atenção nesta segunda-feira (22) para boas notícias no cenário econômico. Avanços nas negociações do Mercosul com a União Européia, boas perspectivas para as exportações em 2004, retomada do crescimento econômico e reposição salarial até acima da inflação seriam algumas dessas novidades.

Ela lamentou que o debate em torno de temas polêmicos esteja impedindo os políticos de perceberem esses temas positivos. A senadora citou matérias de jornais para anunciar que em abril a União Européia poderá aprovar a reserva de 30% das suas importações agrícolas para o Mercosul, que ainda poderá disputar com outros países fatia dos 70% restantes.

Também no campo do comércio exterior, a líder do PT citou o mais recente relatório do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que aponta para o aumento das exportações da América Latina, com destaque para o Brasil. Esse incremento do comércio exterior na região estaria entre os fatores que levariam a um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da região de 4% em 2004, contra 1,5% em 2003.

Especificamente com relação ao Brasil, os sinais de retomada da economia estariam, entre outros, na reposição salarial. No quarto trimestre de 2003, justamente nos setores industriais com forte presença nas exportações, essa reposição teria sido integral, alcançando muitas vezes percentuais acima da inflação. No que se refere ao emprego, os levantamentos estatísticos e as declarações de líderes empresariais indicariam a possibilidade concreta de novas contratações, esgotadas as fases de desova de estoques sem aumento da produção, e de utilização de horas-extras. A senadora mencionou também o aumento do emprego com carteira assinada.

Assinalando que vêm aumentando o número de consultas de crédito e vendas a prazo, a senadora mostrou-se otimista. Ela disse acreditar que a redução dos juros pelo Banco Central em 0,25% continuará, o que elimina o caráter simbólico atribuído ao corte pelos críticos.

- Temos uma perspectiva real de crescimento, mas lembro que a estabilidade econômica é questão central para o governo - afirmou Ideli.



22/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fátima Cleide destaca PAC da Educação como uma das boas notícias da semana

Fátima Cleide festeja "as boas notícias" da PNAD

SOUTO: ORÇAMENTO TEM BOAS NOTÍCIAS EM SANEAMENTO E PÉSSIMAS EM RODOVIAS

Fátima Cleide festeja "as boas notícias" da PNAD e o "PAC da Funasa"

SENADO RECEBE COM SATISFAÇÃO BOAS NOTÍCIAS SOBRE SAÚDE DE RONALDO

Cenário econômico e político em pauta no Democracia