Fátima Cleide destaca PAC da Educação como uma das boas notícias da semana



A senadora Fátima Cleide (PT-RO) registrou, na tribuna, uma relação de "boas notícias ocorridas nesta semana". O lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), o chamado PAC da Educação, pelo Ministério da Educação, e o anúncio do aumento da geração de empregos estão entre elas. A senadora também festejou a comemoração, nesta sexta-feira (27), do Dia da Trabalhadora Doméstica, categoria que, na opinião da parlamentar, foi "invisível para políticas públicas por muitos anos".

- Esperamos que o dia das trabalhadoras domésticas seja um passo rumo ao reconhecimento dessas mulheres que, geração após geração, foram mães, irmãs, companheiras e amigas de tantas famílias brasileiras e que muitas vezes são abandonadas ao final da vida em abrigos e asilos para idosos - disse.

Em seu pronunciamento a senadora apresentou dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho e Emprego, que indicam a geração de 146.141 empregos com carteira assinada somente no mês de março deste ano. Esse número representa, lembrou a senadora, 0,52% do total de empregos do país. A parlamentar destacou que se trata de "um recorde para o período". De acordo com as informações prestadas pela senadora, entre janeiro e março foram criadas 399.628 vagas, o que significa, observou, o melhor primeiro trimestre já registrado desde 1992.

A senadora destacou ainda ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado no último dia 24, que contém um conjunto de medidas que abragem desde o ensino infantil até o ensino superior, mas prioriza a educação básica. Para Fátima Cleide, merecem destaque a instituição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que vai fornecer estatísticas sobre o rendimento dos alunos, a taxa de repetência e a evasão escolar; o fornecimento de eletricidade às escolas públicas e o programa de informatização de todas as escolas públicas até 2010.

Fátima Cleide ressaltou ainda, entre outras iniciativas do PDE, o lançamento de edital, com previsão de recursos no valor de R$ 75 milhões, para patrocinar a produção de conteúdos didáticos digitais. Lembrou ainda da criação do programa Universidade Aberta, que implantará mil pólos de formação de professores em todo o Brasil, e disse ser positiva a medida que determina a avaliação da alfabetização das crianças de 6 a 8 anos pelo "Provinha Brasil". A senadora elogiou ainda a decisão de garantir a autonomia das universidades federais para a contratação de novos docentes.

- Com isso, as universidades federais deverão contratar mais de quinze mil docentes nos próximos anos, recompondo e ampliando o quadro de pessoal para atender às novas demandas. Sinto-me muito feliz, especialmente por essa decisão, porque uma das principais reclamações dos nossos reitores tem sido esse engessamento para a contratação de docentes - afirmou.

Fátima Cleide também elogiou iniciativas do PED que visam incentivar a manutenção de mão-de-obra qualificada no interior, a fim de evitar o êxodo para as grandes cidades.



27/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fátima Cleide festeja "as boas notícias" da PNAD

Fátima Cleide festeja "as boas notícias" da PNAD e o "PAC da Funasa"

Fátima Cleide destaca a realização da Conferência Nacional de Educação

Fátima Cleide destaca sanção da lei que reconhece profissionais da educação básica

Fátima Cleide dá boas-vindas a participantes do 2º Encontro dos Povos da Floresta

Ideli destaca boas notícias no cenário econômico