Ideli destaca importância da CPI para extradição do Comendador



Ao informar que neste final de semana o governo brasileiro, através do Ministério da Justiça, conseguiu mais uma vitória judicial para que João Arcanjo Ribeiro, conhecido como Comendador, seja extraditado, a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) comentou que a decisão somente foi possível devido ao esforço da Polícia Federal, do Ministério Público e da comissão parlamentar mista de inquérito que está investigando a evasão de divisas por meio das chamadas contas CC-5 - a CPI do Banestado.

A senadora por Santa Catarina lembrou que as investigações relacionadas à evasão de divisas estiveram praticamente paralisadas no período de 1997 a 1999 e voltaram a ganhar impulso a partir da instalação da CPI do Banestado. Ela destacou que a transferência do Comendador, que está preso no Uruguai, para o Brasil, permitirá aprofundar a investigação sobre evasão de divisas oriundas do narcotráfico, dos jogos de azar, do tráfico de armas e do desvio de recursos de financiamento de campanhas políticas.

- Trago este assunto porque estamos debatendo agora a necessidade ou não de instalar uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar o caso ocorrido em 2002, envolvendo o senhor Waldomiro Diniz. A posição manifestada pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, vem na linha do que estamos relatando. Somente devemos instalar uma CPI quando as investigações não estão andando - afirmou.

Na avaliação de Ideli, que é líder do bloco de apoio ao governo no Senado, o Congresso, antes de optar pela criação de uma CPI para investigar as denúncias noticiadas pela revista Época envolvendo o ex-subchefe de Assuntos Parlamentares da Presidência da República, Waldomiro Diniz, deve aguardar o andamento das investigações determinadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) informou que somente decidirá se assina ou não o requerimento de criação da CPI após a reunião da bancada marcada para a manhã desta terça-feira (17). Ele informou que manifestou pessoalmente ao ministro da Casa Civil, José Dirceu, sua confiança pessoal.



16/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli destaca importância de subcomissão como espaço institucionalizado em defesa dos direitos das mulheres

Sarney destaca importância da EBC para o Brasil

Temer destaca a importância do agronegócio para o Brasil

Alckmin destaca importância dos administradores para o avanço de SP

Arthur Virgílio destaca importância da LRF para o Brasil

Jucá destaca importância do Cade para a economia