Ideli destaca respostas do governo às enchentes



A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) relatou em Plenário as iniciativas do governo federal contra as enchentes e disse que portaria do Ministério da Integração Nacional publicada em 22 de janeiro ampliou para R$ 32 milhões os recursos destinados a ações emergenciais.

Ela pediu aos prefeitos e governadores dos municípios e dos estados atingidos por intempéries que agilizem o envio ao ministério dos relatórios sobre as situações de emergência em seus territórios, assim como do plano de aplicação dos recursos emergenciais, exigências legais para a liberação das verbas.

De acordo com Ideli, o ministério também está estruturando o Centro Nacional de Gerenciamento de Desastre, que acompanhará 24 horas por dia os fenômenos meteorológicos, para alertar as comunidades consideradas em perigo. Ela afirmou que todas as coordenadorias de defesa civil existentes no país receberam solicitações para informar diariamente ao centro a situação de cada localidade.

O ministério, acrescentou a representante catarinense, está empenhado na implantação de coordenadorias de defesa civil em todos os municípios brasileiros. Segundo Ideli, apenas 2,2 mil dos 5.508 municípios brasileiros tinham instituições deste tipo em 2002, número que foi ampliado para 3,5 mil municípios no ano passado. Além disso, o ministério formou ano passado 3,5 mil pessoas para atuarem na prevenção de tragédias causadas pelo mau tempo.

A parlamentar destacou ainda as medidas tomadas para melhorar a situação no estado de Sergipe, fortemente atingido pelas chuvas nos últimos dias, situação que motivou discursos em Plenário. Entre outras coisas, relatou que o secretário nacional de Defesa Civil, Jorge Pimentel, passou a acompanhar permanentemente a situação no estado, por determinação do ministro Ciro Gomes. Segundo a parlamentar, Pimentel determinou a liberação de 20 toneladas de alimentos sob a guarda do Exército em Aracaju, que estão sendo distribuídas à população desabrigada de Poço Redondo, um dos municípios mais atingidos. Ela mencionou também a ida para Sergipe do helicóptero do Comando Militar da Aeronáutica, habitualmente sediado em Recife (PE), que está sendo utilizado em missões humanitárias e na estudo das reconstruções das pontes que desabaram.





27/01/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana destaca ações do governo para desabrigados das enchentes

Ideli destaca ações do PT no governo de Santa Catarina

Ideli destaca resultados favoráveis ao governo da pesquisa CNI/Ibope

Ideli destaca índices de crescimento da renda no governo Lula

Ideli destaca crescimento do PIB e avaliação positiva do governo Lula

Ideli destaca "revolução na educação" promovida pelo governo Lula