Ideli destaca safra recorde



A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) destacou o anúncio, nesta quinta-feira (10), da safra recorde de grãos e disse acreditar que a produção irá crescer ainda mais ano que vem. A safra, anunciada pelo presidente em exercício José Alencar, apresentou um crescimento de 24,2%, saltando de 96 milhões de toneladas em 2002 para 120 milhões de toneladas neste ano.

- Se nós crescemos 24,2% entre a safra do ano passado e a deste ano, temos com certeza a expectativa e a garantia de que irá crescer ainda mais para o ano que vem, porque o Plano Safra, anunciado há poucas semanas, registrou um crescimento na oferta de crédito para o agronegócio e para a agricultura familiar da ordem de 25%. Temos R$ 35 bilhões disponibilizados para o financiamento da nossa agricultura - afirmou, em comunicação de liderança. A parlamentar destacou o crescimento na produção de alguns -produtos estratégicos- na safra atual, como o milho (29,8%), o trigo (56,1%) e a soja (24,6%).

A representante catarinense lembrou que o governo federal deu garantia de aquisição da próxima safra para regular estoques e abastecer o Programa Fome Zero. Mas afirmou que isso tem de vir acompanhado da justiça fundiária, já que, para ela, -toda a atenção especial para a agricultura familiar permanece insuficiente se não tivermos a capacidade política de eliminar a chaga social de milhares e milhares de famílias que continuam embaixo de lonas pretas sem ter o direito a um pedaço de terra para trabalhar-.

- A concentração de renda é gravíssima em nosso país, mas a concentração de terra é assombrosa. Volto a afirmar que não existe nenhum outro país no mundo que eu conheça que tenha 1% dos proprietários de terra donos de mais da metade de suas terras agricultáveis - finalizou.



10/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


LÍDER DO GOVERNO DESTACA SAFRA RECORDE DE GRÃOS

Ideli destaca público recorde da Parada Gay

Ideli destaca crescimento recorde da balança comercial brasileira

Em junho, IBGE prevê safra de grãos 8,0% maior que safra recorde de 2010

Em abril, IBGE prevê safra de grãos 6,0% maior que safra recorde de 2010

Em maio, IBGE prevê safra 7,8% maior que safra recorde de 2010