Ideli diz que Brasil continua a crescer



A líder do governo no Congresso, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), disse nesta terça-feira (9) que o recuo no Produto Interno Bruto (PIB) de 0,8% "já demonstra de forma inequívoca que nós já estamos saindo da crise". De acordo com a parlamentar, o resultado foi "muito melhor do que os mais pessimistas dos pessimistas imaginavam que ia acontecer".

VEJA MAIS

- O trabalho vem sendo feito e não adianta quererem utilizar um diagnóstico frio que dois trimestres de recuo consecutivo é recessão, como ele estão estampando nas manchetes - afirmou a senadora, lembrando o recuo do PIB de 3,6%, no último trimestre de 2009.

A representante catarinense afirmou que "a população continua fazendo uma avaliação extremamente positiva" do governo. Informou que a quarta grande pesquisa de opinião pública consecutiva traz um alto índice de aprovação, pela população, do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à Presidência da República. Ideli enfatizou que 69% da população consideraram que o governo brasileiro está tomando as medidas necessárias para enfrentar a crise.

- Entramos por último e vamos sair primeiro desta crise - sentenciou.

A parlamentar disse ainda que o consumo brasileiro irá aumentar em R$ 100 bilhões este ano, resultado da ampliação do crédito proveniente da queda dos juros, e do aumento da renda da população. Citou também medidas governamentais como o aumento do salário mínimo em percentual superior ao da inflação, o aumento das parcelas pagas do salário desemprego e o aumento da bolsa família.

A senadora afirmou ainda que o consumo de aço do mês de maio foi superior ao de abril, que por sua vez já fora superior ao março, segundo ela "um dado econômico consistente que comprova que no segundo semestre já vamos estar no positivo e vamos crescer significativamente".

Da Redação - Agência Senado



09/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli critica pessimistas e garante que o Brasil logo poderá crescer 7% ao ano

Angela Portela diz que, apesar de avanços, violência contra a mulher continua a crescer

Emprego formal continua a crescer no País apesar da crise e atinge recorde de 2 milhões em 2011

Ideli diz que país escolheu o caminho de "crescer com distribuição de renda"

Ideli diz que é natural que Petrobras utilize recursos estatais para crescer

Ideli: pobreza continua sendo maior questão moral do mundo atual