Ideli é a nova líder do PT e do Bloco de Apoio ao Governo no Senado, em substituição a Tião Viana



Foi escolhida por unanimidade nesta quarta-feira (11) a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) para liderar no Senado o Partido dos Trabalhadores (PT) e também o Bloco de Apoio ao Governo, composto pelo PTB, PSB e PL. Ideli ocupará o cargo que era exercido pelo senador Tião Viana (AC). Um dos principais objetivos da nova líder ao longo do ano será melhorar a distribuição de tarefas entre os senadores e aumentar o entrosamento dos trabalhos nas comissões e no Plenário, afirmou.

- No ano passado, por havermos dado prioridade às reformas da Previdência e Tributária, essas questões ficaram em segundo plano. Este ano pretendemos ficar mais atentos às qualificações individuais - disse a senadora.

Ideli destacou ainda o fato de que ocupar a liderança do partido no Senado dará maior visibilidade às mulheres. Isso é importante, destacou, especialmente em 2004, o Ano Nacional da Mulher.

Ideli acredita que ainda é possível fechar a convocação extraordinária com um saldo positivo, se até sexta-feira o Senado votar temas importantes como a lei de falências e a medida provisória que modifica as regras do setor elétrico. A senadora afirmou que houve uma certa obstrução no Senado para votar matérias importantes como a medida provisória que trata da conservação da mata atlântica. Segunda a senadora, alguns relatores não entregaram seus relatórios a tempo.

A senadora elogiou o trabalho realizado no cargo por seu antecessor, Tião Viana. Disse que Tião liderou 13 senadores de um total de 81 e conseguiu realizar votações históricas, algumas com quase unanimidade, como a reforma tributária, ou com consenso total como a proposta de emenda constitucional (PEC) paralela, que modifica a reforma da previdência.

O presidente Nacional do PT, deputado José Genoíno (SP), esteve presente na eleição de Ideli para o cargo. O deputado lembrou que o partido tem a prática democrática de fazer rodízio da liderança. A decisão unânime em apontar a senadora catarinense para o cargo demonstra o bom entrosamento entre o partido, a bancada e o governo, opinou Genoíno. "Buscamos unidade na diversidade", disse. Em relação à gestão de Tião Viana como líder do PT no Senado, Genoíno considerou "dez". Acredita que Viana mostrou calma, competência, lealdade e soube conduzir com firmeza momentos políticos difíceis.

Ideli Salvatti destacou-se em seu primeiro ano de mandato por ter ocupado espaço nas investigações da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Banestado e também na defesa do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, tendo inclusive ao longo do ano ocupado a vice-liderança do governo no Senado.



11/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Líder do Bloco de Apoio ao governo faz substituições de senadores na CCJ

Mercadante é oficializado o líder do bloco de apoio ao governo

Para Tião Viana, saída do PTB do bloco do governo é um ato natural

Bloco de Apoio ao Governo indica Wellington Dias como líder

Tião Viana lê em Plenário nota de apoio a Ideli Salvatti

Ideli lê nota do bloco de apoio ao governo com elogio a decisão da Mesa