Ideli homenageia os 60 anos de Chico Buarque



Cantarolando trechos de algumas das mais expressivas canções de Chico Buarque de Holanda, a líder do PT, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), homenageou o 60º aniversário do compositor que criou a trilha sonora da esquerda brasileira durante o regime militar. -Na ditadura, foi ele quem falou por nós-, disse a senadora, citando Ruy Castro. Ideli disse que Chico Buarque é a síntese expressa de uma geração, síntese dos vários Brasis que compõem o Brasil, e confessou, enfaticamente, que o seu olhar a cativou.

- Chico Buarque é um encantador de mulheres - resumiu.

Para Ideli, o compositor encarna o feminino como nenhum outro e expressa a alma, o sentir das mulheres como ninguém. -Com açúcar, com afeto/Fiz seu doce predileto/Pra você parar em casa. Nós mulheres somos assim. Ainda fazemos o doce predileto para o malandro ficar em casa e não sair por aí-, disse a senadora, citando -Com Açúcar e com Afeto-, de Chico. Frisando que não gosta da imagem de submissão, ela também lembrou da música em que a mulher abandonada busca vingança a qualquer preço.

Em aparte, o senador Roberto Saturnino (PT-RJ) disse que a homenagem de Ideli era de todos os brasileiros. O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) revelou que, mesmo sendo partícipe do regime militar, cantarolava, sozinho, as canções de Chico Buarque. O senador Cristovam Buarque (PT-DF) agradeceu em nome da família. O senador Alberto Silva (PMDB-PI) lembrou que também tocava as músicas de Chico ao piano, cumprimentou Ideli pela memória musical e a convidou para formarem um dueto. O senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA) aliou-se à homenagem.

Conduzindo a sessão na Presidência da Mesa, o senador Paulo Paim (PT-RS) disse que -com esse jeitinho de ser do Chico Buarque-, a líder do PT vai conseguir aumentar a base do governo no Senado.

Ao encerrar seu pronunciamento, Ideli ressaltou que, dos 60 anos de idade, Chico Buarque a retratar o povo brasileiro, como na canção -Gente Humilde-, consagrada na voz de Ângela Maria. -Este Chico que ao falar dos seus 60 anos declarou: ainda bem que a gente envelhece aos pouquinhos. Chico, que você envelheça lenta, gradual e muito, muito, muito longamente, para a nossa felicidade-, concluiu.



21/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon homenageia Chico Buarque

Adolescentes de Araraquara homenageiam Chico Buarque

Chico Buarque vence Prêmio Jabuti pela terceira vez

Mônica Salmaso canta Chico Buarque na série Raízes Brasileiras

Senado homenageia Chico Xavier

Suplicy homenageia Chico Mendes