Ideli lê nota de Humberto Costa para rebater Antonio Carlos



A líder do PT, senadora Ideli Salvatti (SC), rebateu nesta terça-feira (9) denúncias do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) de malversação de recursos públicos e favorecimento político por parte do Ministério da Saúde, lendo nota do ministro Humberto Costa que enumera repasses de verbas para o governo da Bahia e a Prefeitura de Salvador. A nota enumera, ainda, as ações do ministério no combate à fraude e à corrupção na área da saúde, com a realização de auditorias, perícias e fiscalizações que permitiram a identificação de desvios e a demissão de dezenas de funcionários.

Antonio Carlos reclama da distribuição de recursos do governo federal, considerada eleitoreira por ele, e afirma que não foi o ministério que começou a chamada Operação Vampiro, como ficou conhecida a investigação que desmontou um esquema de fraude nas licitações para a aquisição de hemoderivados pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a nota, o ministério esclarece que fortaleceu o Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde e que, em dois anos, quintuplicou o número de auditorias no setor, passando de 457, em 2002, para 2.064 auditorias realizadas em 2004, com mais de 80 servidores demitidos. Sobre os repasses, diz a nota que em dois anos o ministério aumentou em cerca de R$ 260 milhões os recursos para programas de saúde da Bahia.

A líder do PT referiu-se também a documentos entregues pelo presidente da Petrobrás, José Eduardo Dutra, "que comprovam que determinadas insinuações de que o governo praticou favorecimento político acabam não se comprovando na prática". Segundo a senadora, o relatório de todos os patrocínios feitos pela empresa demonstra que o maior convênio realizado foi feito com o estado da Bahia, no valor de quase R$ 2 milhões.

A senadora disse que não iria travar polêmica porque o país tem memória e conhece os interlocutores da política e sua trajetória, podendo fazer sua própria avaliação. Ela frisou que a prioridade desta terça-feira, no Plenário, era a negociação das matérias de interesse da sociedade.



09/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli registra apoio de entidades da saúde a Humberto Costa

Costa Leite diz a Antonio Carlos que apóia limitação ao uso de medidas provisórias

Antonio Carlos diz que ministro da Saúde fez afirmações falsas em nota

JADER EMITE NOTA EM RESPOSTA A ANTONIO CARLOS MAGALHÃES

Humberto Costa elogia estratégia do PT para eleições em Pernambuco

Humberto Costa alerta para males decorrentes do fumo