Antonio Carlos diz que ministro da Saúde fez afirmações falsas em nota



O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) disse nesta quarta-feira (10) que o ministro da Saúde, Humberto Costa, fez afirmações falsas na nota em que rebateu suas denúncias de malversação de recursos públicos e favorecimento político por parte do ministério. A nota foi lida na terça-feira (9) em Plenário pela líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC).

Antonio Carlos afirmou que os documentos que encaminhou à Mesa demonstram que não foi o Ministério da Saúde que iniciou as investigações que culminaram na chamada Operação Vampiro, que desbaratou uma quadrilha que fraudava licitações de hemoderivados naquela pasta, mas sim o Ministério Público. De acordo com o senador, mesmo tendo recebido denúncia de irregularidades na licitação de hemoderivados, o ministério preferiu seguir com o processo licitatório

O senador repetiu que a fita que apresentou em Plenário na terça-feira (9) contém promessas de Humberto Costa de investimentos federais na rede da saúde caso o seu candidato à Prefeitura de Salvador, José Henrique, fosse eleito.

- A minha vida é de vitórias eleitorais ao longo de 50 anos de vida pública sem tirar o sangue de ninguém porque não sou vampiro - disse Antonio Carlos, afirmando que o ministro, ao contrário, acumula derrotas e ocupa um cargo no governo Luiz Inácio Lula da Silva na cota de derrotados do Partido dos Trabalhadores.

Relatando que recebeu gentilmente das mãos do presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, o relatório de todos os patrocínios feitos pela empresa, o senador disse que os dados apresentados são "uma demonstração inacreditável da diferença de tratamento entre os municípios", ao contrário do que foi afirmado na terça-feira pela líder do PT, Ideli Salvatti (SC). Para o parlamentar, o relatório comprova que a empresa distribuiu parcelas mínimas a alguns municípios e milhões para as prefeituras do PT, como a de Itabuna, que recebeu R$ 10 milhões. Apesar das reclamações contra a Petrobras, Antonio Carlos destacou que não comparava Dutra a Humberto Costa, "diferentes em tudo".



10/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


MINISTRO DA SAÚDE AGRADECE APOIO DE ANTONIO CARLOS AO SETOR

JADER EMITE NOTA EM RESPOSTA A ANTONIO CARLOS MAGALHÃES

Ideli lê nota de Humberto Costa para rebater Antonio Carlos

ANTONIO CARLOS RECEBE MINISTRO COREANO

ANTONIO CARLOS PRESTA HOMENAGEM AO MINISTRO PÁDUA RIBEIRO

Antonio Carlos Júnior protesta por descaso do ministro da Justiça