Ideli: "Mudamos os paradigmas de crescimento da economia"



A senadora Ideli Salvatti (SC), líder do PT, disse em Plenário nesta terça-feira (30) que o atual governo mudou os paradigmas de crescimento da economia, distribuindo renda concomitantemente ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Segundo a senadora, o aumento do PIB está vinculado ao incremento no poder de compra dos brasileiros, propiciado pelo aumento real no salário mínimo e pelos programas de transferência de renda, como o Bolsa-Família.

- Acabamos com aquela "verdade absoluta" de que era preciso fazer crescer o bolo antes de reparti-lo - afirmou a senadora.

Ideli mencionou trechos de reportagem publicada pelo jornal Valor Econômico, na segunda-feira (29), segundo a qual estima-se que o do PIB do primeiro trimestre de 2006 - a ser anunciado na quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - registrará aumento de 1,5% em relação ao último trimestre de 2005. Tal implemento teria entre suas causas o consumo das famílias. O mesmos especialistas consultados pelo jornal, acrescentou a líder do PT, prevêem crescimento de 3,5% a 4% em 2006.

A senadora também informou que o Banco Mundial apontou o Bolsa-Família como o maior e melhor programa de transferência de renda na América Latina, já que 73% dos seus recursos chegariam ao público alvo - a faixa de 20% de pessoas mais pobres na população.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse esperar que o Conselho de Política Monetária (Copom) do Banco Central continue reduzindo a taxa básica de juros, em razão das boas perspectivas da economia.

30/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli defende prorrogação da CPMF e festeja crescimento da economia

Ideli atribui crescimento da oferta de empregos aos bons resultados da economia

Ideli elogia crescimento da economia e ressalta distribuição de renda no governo Lula

Ideli comemora crescimento industrial

Ideli comemora crescimento de Dilma em pesquisa

Ideli comemora crescimento nas vendas da indústria