Ideli defende prorrogação da CPMF e festeja crescimento da economia



A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC) defendeu em discurso a prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) ponderando que mais de 70% de sua arrecadação têm se destinado à saúde e ao programa Bolsa-Família.Informou que, de R$ 48,3 bilhões aplicados no ano passado em saúde e no Bolsa-Família, exatamente R$ 32,1 bilhões vieram da CPMF.

A senadora afirmou que, caso a CPMF seja reduzida ou extinta, os gastos com saúde e com o Bolsa-Família correriam risco. Ela informou ainda que o governo, em vez de propor a redução ou eliminação da CPMF, tem feito reduções pontuais de impostos, já tendo beneficiado bens de capitais, insumos para indústrias que exportam, produtos da construção civil e pequenas e médias empresas.

A senadora festejou o anúncio de que a economia brasileira cresceu 5,4% no segundo trimestre deste ano, comparando-se com idêntico período de 2006, confirmando uma tendência iniciada há 22 trimestres. Ela destacou como importante o crescimento da indústria, que chegou a 6,8%, e os investimentos, que aumentaram 13,8%. Com isso, a taxa de investimento do país alcançou 17,7% do Produto Interno Bruto, "o maior percentual desde o ano 2000", disse.

Ideli Salvatti considerou ainda alvissareiro o crescimento de 5,7% no consumo das famílias, o que, acrescentou, ocorre de forma ininterrupta deste outubro de 2003. Ponderou que esse consumo é o resultado das políticas adotadas pelo governo Lula, as quais têm levado a aumento do emprego e a reajustes de salários acima da inflação.

A senadora foi apoiada, em apartes, pelos senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Sibá Machado (PT-AC). Já o senador Sérgio Guerra (PSDB-PE) observou que o investimento que tem crescido é o do setor privado, e não do setor público.



13/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli defende prorrogação da CPMF, dizendo que dinheiro é "carimbado"

Ideli: "Mudamos os paradigmas de crescimento da economia"

Serys defende prorrogação da CPMF

Gilvam defende prorrogação da CPMF

Gilvam Borges defende prorrogação da CPMF

Ideli atribui crescimento da oferta de empregos aos bons resultados da economia