Ideli propõe voto de censura a reportagem com críticas a Lula



A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), anunciou que apresentará requerimento propondo que o Senado faça um voto de censura ao jornal norte-americano The New York Times por ter publicado uma reportagem, assinada pelo correspondente no Brasil, Larry Rohter, na qual afirma que os brasileiros estão se perguntando se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estaria se excedendo em bebidas alcoólicas.

Para ela, a reportagem "é torpe e inverídica" e atinge a figura do presidente brasileiro num momento em que autoridades do Brasil negociam interesses internacionais importantes, como a formação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), ou negocia um acordo de comércio com a Comunidade Européia. "É claro que isso enfraquece a posição brasileira", disse a senadora.

- Não foi uma simples afronta ao cidadão Luiz Inácio Lula da Silva. Foi uma afronta ao presidente da República de uma Nação que começa a incomodar no cenário internacional. Não podemos permitir que os representantes do Brasil sejam achincalhados nas negociações internacionais - sustentou.

Em aparte, o senador Roberto Saturnino (PT-RJ) disse que a reportagem "não vem assim de graça" e busca atingir o país. "Não acredito em simples leviandade. Tem algo muito maior atrás de tudo isso" e que afeta os interesses brasileiros no resto do mundo. Também em aparte, o senador Tião Viana (PT-AC) apoiou a líder petista e sugeriu que o requerimento de censura ao jornal norte-americano tenha as assinaturas de todos os 81 senadores.

A intenção também teve o apoio do líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM).

- A oposição não precisa de muletas de fora para criticar o presidente quando ele errar. Ele tem a nossa solidariedade - observou. Virgílio lamentou que esse tipo de notícia afete a imagem externa do país.

Também em aparte, o senador Cristovam Buarque (PT-DF), que apoiou o requerimento, ponderou que o Senado não deveria polemizar com o jornalista norte-americano.

- Fizeram isso com João Goulart. Não vamos colocar o Parlamento brasileiro à altura do jornalista. O Parlamento está acima disso.



10/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Osmar Dias propõe voto de censura ao embaixador dos EUA

Hartung propõe voto de censura ao presidente George W. Bush

Randolfe Rodrigues propõe voto de censura ao Clube Militar do RJ

Senadores apresentam voto de censura contra declarações do presidente Lula

Arthur Virgílio pede voto de censura a Lula e o compara a ditadores

Ideli rebate críticas aos primeiros meses do governo Lula