Ideli quer urgência para votação de projeto que regionaliza programação de rádio e TV



A senadora Ideli Salvatti (PT-SC), presidente da Frente Parlamentar de Cultura, vai recolher assinaturas e apresentar um requerimento de urgência para tentar garantir a aprovação do PLC 59/03 no Plenário. O projeto, que hoje está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), prevê a regionalização da programação cultural, artística e jornalística de TVs e rádios nos estados, além de dar espaço para a produção independente.

Segundo Ideli, a proposta enfrenta resistência de emissoras com repetidoras nos estados, que acham "mais conveniente e barato" reproduzir a programação nacional, sem dar muito espaço para os produtos locais.

- Em termos culturais, isso é um desastre: fecha portas para o surgimento de talentos, não dá oportunidade às potencialidades artísticas. São cometidos verdadeiros assassinatos - disse Ideli.

Na prática, o projeto, de autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e relatado pelo senador César Borges (PFL-BA) na CCJ, estabelece um número de horas por semana em que devem ser veiculadas produções artísticas e jornalísticas e até a publicidade de cada estado brasileiro. A quantidade de horas semanais varia de acordo com a quantidade de domicílios com aparelhos de televisão que cada emissora atende, podendo chegar a até 32 horas. O projeto prevê que esse limite aumentará gradativamente em cinco anos.

Do total do tempo destinado à programação regional, 40% deverá ser reservado à produção independente. Entende-se por produção independente aquela feita por agentes que não têm qualquer relação econômica ou de parentesco próximo com os proprietários ou acionistas de emissoras. Hoje já ocorre a terceirização da produção, mas com propriedade intelectual das emissoras. A idéia é que, com a aprovação do projeto, os independentes mantenham o direito sobre o material produzido.

- Nosso foco agora é evitar que o projeto sofra alterações aqui no Senado para não ter que voltar à Câmara - revelou Ideli.



18/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Conselho de Comunicação analisa projeto que regionaliza programação de rádio e TV

Osmar Dias quer urgência para votação de projeto sobre o mínimo em Plenário

Jorge Viana quer urgência na votação de projeto que tipifica crime de terrorismo

ALCÂNTARA QUER REGULAMENTAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO DE RÁDIO E TV

Appio requer urgência para votação de projeto

SIMON QUER CONGRESSO DEBATENDO PROGRAMAÇÃO DE RÁDIO E TV