Ideli registra evento mundial por direito à educação pública
A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) comunicou ao Plenário a realização, de 6 a 13 deste mês, da campanha da Ação Global pelo Direito à Educação, promovida por 59 países. A campanha, que reúne várias entidades de atuação internacional, e foi realizada em todos os estados brasileiros às 11h desta quarta-feira (9), é -a maior aula do mundo e uma forma de luta pelo direito à educação pública no planeta-, disse a senadora.
A educação é um dos direitos mais desrespeitados, principalmente no continente sul-americano, na opinião da senadora. No Brasil, disse, o custo por aluno é de cinco a seis vezes menor do que na Coréia do Sul. Na Europa, por sua vez, os professores têm remuneração dez vezes superior à dos docentes brasileiros, dados que, segundo a senadora, explicam por que o país integrou-se com empenho à campanha da Ação Global pelo Direito à Educação.
Bornhausen
Em resposta a discurso do senador Jorge Bornhausen (PFL-SC), que atribuiu retrocesso, paralisia e outras qualidades negativas aos cem dias do governo Luiz Inácio Lula da Silva, Ideli Salvatti afirmou que seria preciso um dicionário bem maior para qualificar os -cem anos de poder de determinadas famílias e personalidades brasileiras-. Talvez, continuou, seja preciso registrar -os cem dias sem PFL no governo- como uma das conquistas do governo Lula.
09/04/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ideli registra medidas de apoio à educação
Mozarildo registra importância de evento sobre educação científica
Ideli enumera avanços do governo Lula na educação pública
Vanessa Grazziotin registra comemorações do Dia Mundial da Água e do Dia Mundial da Floresta
Ideli lembra direito à territorialidade
Ideli diz que prefeito não tem direito a greve