Ideli Salvatti comenta estudo do Ipea sobre melhoria da renda no Brasil
A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), comemorou levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que revela uma redução de quase 7% na desigualdade da renda no Brasil, comparando-se o quarto trimestre de 2002 com o primeiro trimestre de 2008. A senadora lamentou que os jornais não tenham dado destaque à notícia.
O estudo mostra que, no período, os salários da parcela dos trabalhadores de renda mais elevada subiram quase 5% enquanto os salários dos que ganham menos aumentaram cerca de 22%. Para a senadora, os números mostram "de forma inequívoca"que as políticas do governo "estão frutificando". Ela admitiu, no entanto, que, se comparada a renda do trabalho com a renda do capital, os números "infelizmente não se modificaram" no período pesquisado.
A líder do PT avaliou que o aumento na renda dos mais pobres está ligado aos programas sociais do governo federal, com destaque para o Bolsa-Família. As negociações salariais também têm contribuído, citando que, em Santa Catarina, 92,6% das negociações salariais têm levado a reajustes acima da inflação.
Ideli Salvatti informou também que pesquisa do Instituto Vox Populi, ainda não divulgada oficialmente, mostra que o PT "voltou a ser o partido preferido dos eleitores". O levantamento informa que 26% dos eleitores apontaram o PT, enquanto o PMDB ficou com 7% e o PSDB, com 5%, disse a senadora. Acrescentou que a pesquisa revela uma recuperação da popularidade do governo federal e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na região Sul, o que "vai ajudar o governo nas eleições municipais deste ano".
24/06/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Estudo do Ipea analisa renda e trabalho do Brasil nos últimos 50 anos
Alvaro Dias comenta estudo que mostra fraco desempenho do governo Lula na evolução da renda do Brasil
Estudo do Ipea traz dados inéditos sobre desigualdade da renda no País
Comentando pesquisa do Ipea, Ideli Salvatti comemora redução da pobreza e da desigualdade
Ideli Salvatti quer crescimento com distribuição de renda e inclusão social
Ideli comenta estudo da FGV que indica redução da pobreza