Ideli saúda aniversário do PT
O PT está completando 24 anos, saudou nesta segunda-feira (9) a senadora Ideli Salvatti (PT-SC), que lembrou a frase "não ousem duvidar da capacidade da classe trabalhadora", de Luiz Inácio Lula da Silva, ao tomar posse na Presidência da República. A mesma frase foi dita na fundação do partido, em 10 de fevereiro de 1980, disse.
Para Ideli, o partido não pode esquecer que chegou ao Planalto por uma aliança com os partidos de centro-esquerda e deve ter os pés no chão, para não perder essa oportunidade histórica de alcançar seus sonhos.
De acordo com a senadora, o patrimonialismo ainda caracteriza as instituições nacionais, tanto que, acrescentou, se desafiasse os parlamentares a aprovarem uma proposta de confiscar as terras daqueles que mantêm trabalho escravo, "as pessoas veriam quem realmente manda no país". O senador Efraim Morais (PFL-PB) disse, em aparte, que aceitava o desafio de Ideli, mas que ela tomasse cuidado, porque a maioria do Congresso pertence à base do governo.
Ao relatar a criação do Partido dos Trabalhadores, Ideli afirmou que movimento popular, sindicalismo rural, intelectualidade e partidos clandestinos integraram a fundação do partido, marcando-o pela diversidade e ousadia. Ela recordou ainda discurso do militante histórico Mário Pedrosa, segundo o qual "a marcha do PT é longa como a própria história".
Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que estava presente na fundação do partido, lembrou que ela contou com a presença dos sindicalistas Lula, Jacó Bittar, Djalma Bom, Devanir Ribeiro, e de intelectuais como o falecido Mário Pedrosa, dentre outros.
09/02/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Serys saúda aniversário de Cuiabá
NABOR SAÚDA O QUARTO ANIVERSÁRIO DA TV SENADO
ESPERIDIÃO AMIN SAÚDA ANIVERSÁRIO DA COOPERALFA
Vicentinho Alves saúda aniversário de Palmas, no Tocantins
Jayme Campos saúda primeiro aniversário de recriação da Sudeco
Cristovam saúda aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos