Ideli sugere que TSE deixe disponíveis certidões públicas de candidatos



A senadora Ideli Salvatti (PT-SC), em discurso nesta quinta-feira (14), sugeriu uma alternativa ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que os eleitores verifiquem se seus candidatos são réus em algum processo: que o tribunal veicule esses dados juntamente com as informações disponíveis do candidato.

Ao fazer os registros das candidaturas, lembrou a senadora, os candidatos são obrigados a apresentar documentos como a declaração de bens e as certidões criminais fornecidas pelas Justiças Federal e estaduais e pelos tribunais competentes quando há foro especial. Nas certidões, vêm arrolados todos os processos nos quais o candidato é réu. De acordo com a resolução que rege o processo eleitoral deste ano, explicou Ideli, essas certidões são públicas.

- Se é obrigatório apresentar a certidão e se o documento que é obrigatório é público, por que o TSE, que para cada candidato já tem a foto, a escolaridade e a declaração de bens, não disponibiliza também as certidões? - indagou.

No entendimento da senadora, esse procedimento não feriria a presunção de inocência garantida pela Constituição e seria uma alternativa plausível à polêmica lista de candidatos com "ficha suja", já aventada anteriormente.



14/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli sugere votação em Plenário, na quarta-feira, de projeto que amplia vagas em universidades para estudantes de escolas públicas

AMORIM SUGERE QUE FHC DEIXE CARGO PARA DISPUTAR REELEIÇÃO

Simon sugere ao governo que 'deixe na gaveta' o projeto do trem-bala

Ideli agradece votações expressivas obtidas por candidatos petistas

Frente Parlamentar sugere compromissos aos candidatos às eleições municipais

Marco Maciel sugere a candidatos que discutam a política externa brasileira