Idosos poderão ter reserva de unidades residenciais em programas habitacionais



Aguarda inclusão na Ordem do Dia do Plenário o Projeto de Lei da Câmara (PLC) nº 150/08, que altera o Estatuto do Idoso para reservar aos idosos "pelo menos 3% das unidades residenciais em programas habitacionais públicos ou subsidiados com recursos públicos". O PLC é de autoria do deputado federal Vanderlei Macris (PSDB-SP) e foi relatado pelo senador Paulo Paim (PT-RS) na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal.

Em seu parecer, Paim - que também é o autor do Estatuto do Idoso - lembrou que o projeto original estabelecia o percentual de 5% para a reserva de moradias para idosos, mas alterações feitas na Câmara dos Deputados restabeleceram os 3% previstos no Estatuto do Idoso. Porém, esses 3% foram transformados no patamar mínimo garantido, com a introdução da expressão "pelo menos".

O senador assinalou que os idosos correspondem a aproximadamente 10% da população brasileira (cerca de 19 milhões de pessoas), de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2006, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Paim também ressaltou a tendência de envelhecimento da população, causada em parte pela melhoria das condições de vida, o que levou o IBGE a estimar que nos próximos 20 anos a população idosa deva ultrapassar os 30 milhões de pessoas.

Paulo Paim acrescentou que o Censo do IBGE de 2000 informou que 62,4% dos idosos eram responsáveis pelos domicílios, observando-se um aumento em relação a 1991, quando essa participação foi de 60,4%. Ele também disse que, ainda de acordo com o IBGE, os dados da PNAD para 1999 indicaram que os idosos do sexo masculino tinham como principal fonte de renda a aposentadoria, enquanto para as mulheres idosas quase 80% da renda era formada pelos rendimentos de pensão e aposentadoria.

- A proporção crescente de idosos responsáveis pelos domicílios e os valores geralmente pequenos das aposentadorias e pensões confirmam a necessidade de programas governamentais capazes de garantir uma velhice mais digna para milhões de brasileiros. Ainda é importante observar que as pessoas com mais de 60 anos enfrentam dificuldades em obter financiamento bancário para a aquisição de moradias, especialmente pela objeção das seguradoras - observou.



20/01/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado projeto que reserva unidades habitacionais para idosos

Idosos poderão ter direito a mais residências construídas em programas habitacionais

Idosos passam a ter mais garantias na aquisição de imóveis em programas habitacionais

Pequenos municípios poderão ser dispensados de contrapartida em programas habitacionais federais

Programas habitacionais poderão dar prioridade para mulher que sustenta família

SP amplia oferta de programas habitacionais