IGNÁCIO QUER SISTEMA FINANCEIRO SUJEITOS À LEGISLAÇÃO FALIMENTAR



O senador José Ignácio Ferreira (PSDB-ES) apresentou projeto de lei complementar que sujeita as instituições financeiras às disposições da Lei das Falências. Ele destaca, na justificação do projeto, que essas instituições têm tratamento diferenciado em relação às demais sociedades comerciais, que obedecem à legislação falimentar.

José Ignácio explicou que, atualmente, o Banco Central tem competência peculiar ao Poder Judiciário, pois, na liquidação extrajudicial, tem poderes semelhantes ao do juiz na falência. "Há uma concentração excessiva de poderes por parte do Poder Executivo, com o agravante de que os funcionários do Banco Central não têm a independência e as garantias dos juízes", afirmou.

- Com este projeto, temos por objetivo resolver essa questão, afastando a competência juridicional conferida ao Banco Central pela legislação que trata dos regimes especiais aplicáveis às instituições financeiras, as quais ficarão sujeitas, como as demais sociedades comerciais, à Lei das Falências - assinalou o senador.



22/08/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Malan quer regulamentar sistema financeiro

CCJ QUER OUVIR PRESIDENTE DO BC SOBRE SISTEMA FINANCEIRO

Senado quer um sistema financeiro transparente e mais controlado

SUPLICY QUER MAIS ÊNFASE GOVERNAMENTAL NA PRODUÇÃO DO QUE NO SISTEMA FINANCEIRO

Serviço: Procon quer ajudar mutuário em débito com o Sistema Financeiro de Habitação

RELATOR QUER COMISSÃO PERMANENTE DO SENADO PARA TRATAR DO SISTEMA FINANCEIRO