Igreja São Pelegrino é patrimônio cultural do Rio Grande



 
O Diário Oficial do Estado publicou ontem (9/01) a sanção do governador Olívio Dutra ao projeto de autoria do deputado José Ivo Sartori (PMDB) que declara a Igreja de São Pelegrino integrante do Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul. O projeto foi aprovado por unanimidade pela Assembléia Legislativa no ano passado.

A Igreja de São Pelegrino , monumento da imigração e colonização italiana no Estado do Rio Grande do Sul, é uma das atrações turísticas de Caxias do Sul. Localizada no Bairro São Pelegrino, abriga as obras mais importantes do pintor italiano Aldo Locatelli. Também possui uma réplica da Pietá, de Michelângelo, doada pelo papa Paulo VI por ocasião do centenário da colonização. As portas frontais da Igreja são feitas de bronze, com temas expressos em alto relevo. Foram esculpidas na Itália e fundidas em Caxias do Sul. Os portais de bronze traduzem as faces
da paz, da justiça e do amor.

O projeto do deputado Sartori e que agora se transformou na Lei 11.725 está amparado na Constituição do Estado, que em seu Artigo 222 declara que “O Poder Público, com a colaboração da comunidade, protegerá o patrimônio cultural, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamentos, desapropriações e outras formas de acautelamento e preservação. Já a Constituição Federal, em seu artigo 216, estabelece: “Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.

O deputado José Ivo Sartori argumenta que a Igreja São Pelegrino ganha mais um instrumento de garantia da preservação do seu valor cultural e histórico.

01/10/2002


Artigos Relacionados


Igreja São Pelegrino é patrimônio cultural do Estado

Complexo Cultural do Bumba-Meu-Boi no Maranhão é o mais novo Patrimônio Cultural do Brasil

Simon registra realização de Fórum da Igreja Católica no Rio Grande do Sul

Pedro Simon registra realização de Fórum da Igreja Católica no Rio Grande do Sul

Patrimônio Cultural

Pernambuco celebra patrimônio cultural