Impopularidade do governo indica caminho a ser seguido pelo PMDB, afirma Maguito



A desaprovação da população com relação ao governo federal, medida recentemente pelo Ibope e pela Sensus Pesquisa e Consultoria, segundo o senador Maguito Vilela (PMDB-GO), demonstra que o PMDB deve ter candidatura própria nas próximas eleições. Ele indicou o governador de Minas Gerais, Itamar Franco, e o senador Pedro Simon (RS) como os principais nomes do partido para as eleições presidenciais.

- O sentimento do brasileiro pelo governo federal chega às raias da irritação. As pesquisas confirmam o sentimento refletido pelas bases do partido e reforça a necessidade inadiável de lançarmos candidato próprio à presidente da República em 2002 - afirmou Maguito, que é presidente nacional do PMDB.

Ele acredita que na convenção, marcada para o dia 9 de setembro, o partido vai anunciar sua candidatura própria e o desligamento definitivo do governo.

- Sem dúvida, o país não suporta mais esse modelo econômico, que tem olhos apenas para os poderosos, representado pelo descaso com os mais pobres e o desprezo pelo sofrido setor produtivo. Mas o povo acena para uma mudança, que certamente será concretizada nas eleições do ano que vem - afirmou.

Para Maguito, Itamar e Simon crescem na preferência da população por se colocarem em oposição ao governo e por terem credibilidade.

- Eles vêm de uma vida limpa, sem os arranhões da corrupção, e trazem uma história de trabalho e de dedicação ao Brasil. Isso dá aos brasileiros a certeza de que um governo Itamar ou Simon certamente será um governo mais humano e sensível, centrado no desenvolvimento nacional, com oportunidades para os excluídos - declarou.

O senador rebateu as declarações do governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos, que teria dito que, para ser ético, Maguito deveria entregar os cargos do PMDB no governo antes de se declarar na oposição.

- Sou ético. Não tenho um cargo do governo federal sequer no meu estado. Mas será ético ser do PMDB e lançar candidato do PSDB à presidência? Isso sim é aético, principalmente quando se quer ser candidato a vice do PSDB - disse Maguito.

Os senadores Ademir Andrade (PSB-PA), Casildo Maldaner (PMDB-SC) e Nova da Costa (PMDB-AP) parabenizaram Maguito pelo seu pronunciamento e pela forma com que vem conduzindo o partido.

29/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maguito denuncia pressões do governo na disputa interna do PMDB

Maguito defende ruptura do PMDB com o governo Fernando Henrique

Maguito elogia a eleição de Iris Rezende e comenta apoio do PMDB ao governo

Cristovam critica governo do DF: 'Em vez de novo caminho, estamos no velho caminho'

Simon afirma que PMDB está deixando governo FHC

Maguito responsabiliza governo de Goiás pelo aumento da criminalidade