Importador passa a ter acesso ao Sistema de Comércio Exterior pela internet
Mudança vai facilitar o registro e acompanhamento de importações
Declarar a importação ficará mais ágil e simples a partir da última quinta-feira (23), com o registro e o acompanhamento da operação por meio da internet. Antes, os interessados tinham que instalar aplicativos em cada computador destinado a realizar a operação e ter acesso a uma rede exclusiva para poder utilizar Sistemas de Comércio Exterior (Siscomex).
O Siscomex, que está em operação desde 1997, é um sistema informatizado que interliga importadores, exportadores, despachantes e órgãos do governo, entre eles a Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Banco Central e a Receita Federal.
Com o Siscomex Importação Web, será possível ter acesso, por meio da internet, a vários aplicativos a partir de qualquer lugar e a qualquer momento, com a utilização da certificação digital. A interface do sistema também passou a ser mais amigável para os usuários, com navegação simples e acesso a diversos menus.
“O novo sistema permite consultas paralelas e beneficia, principalmente, o pequeno operador, que não precisará, entre outras coisas, ter que baixar aplicativos para o seu computador. É uma alternativa para agilizar todo o processo. É um grande avanço no Siscomex Importação e a primeira grande mudança de plataforma tecnológica”, disse o subsecretário de Aduana e Relações Internacionais da Receita Federal, Ernani Argolo Checcucci Filho, que garantiu a segurança do novo modelo.
Leia mais:
Exportações de cooperativas brasileiras registram US$ 3,194 bilhões
Exportações brasileiras têm um superávit de US$ 1,556 bilhão em agosto
Entra em vigor sistema de registro de importação e exportação
Fonte:
24/08/2012 14:01
Artigos Relacionados
Passa na CMA medida para coibir comércio de pornografia infantil pela internet
Uruguai também terá portal de comércio exterior na internet
Novo sistema de comércio exterior entra em funcionamento em fevereiro
PF e secretaria de comércio exterior vão combater práticas ilegais de comércio exterior
Comércio Exterior lança nova versão de sistema de análise online
Projeto que dá respaldo jurídico ao comércio pela Internet é aprovado pela CCJ