Importância da representação política de cooperativistas é debatida em seminário no Senado



Na abertura do 1º Seminário da Frente Parlamentar do Cooperativismo, nesta terça-feira (17), o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, defendeu uma permanente representação dos cooperativistas no Congresso Nacional. Ao mesmo tempo, agradeceu a oportunidade que o Parlamento tem dado à apresentação de informações e necessidades dos cooperativistas de todo Brasil.

A abertura do seminário contou com a participação ainda dos presidentes do Senado, Garibaldi Alves, e da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia; bem como do presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado Zonta (PP-SC). O encontro tem como objetivo difundir o cooperativismo no Congresso, com foco no ramo do crédito.

Na ocasião, Márcio Freitas afirmou que 7% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro é produzido por meio das cooperativas e que, além disso, essa modalidade de iniciativa econômica emprega diretamente 250 mil pessoas. Márcio Freitas informou ainda haver 1.400 cooperativas do crédito espalhadas no Brasil, com 3.800 postos de atendimento.

- Tudo isso corrobora a luta que empreendemos para fazer valer nossos interesses e nossa representação política aqui no Congresso Nacional. Nós, do cooperativismo, fazemos parte de um movimento econômico, mas é um movimento baseado na organização de pessoas. É socialmente justo. Somos o braço econômico da organização social, e queremos ser reconhecidos como tal - declarou.

O seminário, realizado no auditório Petrônio Portela, continuará durante a tarde desta terça-feira.



17/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


REPRESENTAÇÃO POLÍTICA É TEMA DE DEBATE NA TV SENADO

A reforma política será debatida na Rádio Senado neste fim de semana

Seminário mostrou importância da Comunicação do Senado

TV Senado debate a importância da participação política

Importância dos movimentos sociais é debatida no Fórum Nacional da Reforma Urbana

Senado promove seminário sobre política e novas mídias