Imprensa gaúcha destaca participação do Senado na Feira do Livro



O jornalista Ruy Carlos Ostermann recomendou em sua coluna de 2 de novembro passado, no jornal Zero Hora: "Duas indicações que faço sem erro e sem interesse que não seja esse prazer semovente de descobrir livros: a editora do Senado Federal com edições baratas e abundantes, e a editora da Funarte...". Já a colunista Rosane de Oliveira publicou, na edição de 8 de novembro do mesmo jornal: "Um movimento incomum armou-se no estande do Senado Federal, na tarde de sábado". Ela se referia à fila que se estendeu durante cinco horas para a sessão de autógrafos do livro Cumplicidade, do senador Paulo Paim (PT-RS).

Estes são apenas dois trechos das 14 notas ou matérias publicadas nos últimos dias sobre a participação do Senado na 50a Feira do Livro de Porto Alegre. O espaço dedicado às atrações que o estande da Casa levou para a feira gaúcha não ficou restrito aos jornais de Porto Alegre. O Jornal Ibiá, de Montenegro, no interior do estado, publicou em 2 de novembro matéria intitulada "Senado oferece livros de informação geral", na qual, além de falar das publicações, destaca as apresentações de mamulengo do servidor Josias Wanzeller.

As emissoras de televisão também mostraram para o telespectador gaúcho o que o Senado levou para a Feira de Porto Alegre. A que mais visitas fez ao estande foi a TV COM, do grupo RBS. Foram três visitas, até o momento. A primeira matéria mostrou a exposição de documentos históricos, entre eles a Lei Áurea e as cartas-renúncia de Fernando Collor e Jânio Quadros. A segunda apresentou uma geral do estande. A terceira explorou a apresentação de mamulengo que o Senado levou para apresentar não apenas no Pavilhão Infantil, mas também em escolas, creches e hospitais localizados em comunidades carentes. As TVs Assembléia, Pampa e Bandeirantes foram outras que gravaram matérias no estande.

A Rádio Bandeirantes foi o primeiro veículo de comunicação do Rio Grande do Sul a fazer matéria sobre o estande do Senado nesta feira do livro. No dia 29 de outubro, o coordenador da Comissão das Feiras de Livros do Senado, Júlio Pedrosa, falou ao vivo para os ouvintes da emissora. A Rádio Transamérica cobriu o lançamento do livro de Paulo Paim. A Agência de Notícias Publicar, que distribui seu material para emissoras de rádio do Rio Grande do Sul e de países do Cone Sul, cobriu o mesmo evento.



09/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


IMPRENSA GOIANA DESTACA PARTICIPAÇÃO DO SENADO NO FESTIVAL DO LIVRO

OTONIEL MACHADO DESTACA PARTICIPAÇÃO DO SENADO EM FEIRA DO LIVRO EM GOIÂNIA

Tuma destaca participação do Senado na Bienal do Livro

Artur Xexéo destaca participação do Senado na Bienal do Livro do RJ

DJALMA BESSA ELOGIA PARTICIPAÇÃO DO SENADO NA IV FEIRA DO LIVRO DA BAHIA

SENADO TEVE PARTICIPAÇÃO DE DESTAQUE NA FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE