Inácio Arruda comemora acordo para construção de siderúrgica no Ceará



O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) comemorou, em discurso nesta terça-feira (20), recente acordo para a construção de uma usina siderúrgica no estado do Ceará. O senador lembrou que a siderúrgica é reivindicada pela população cearense há décadas e salientou que ela trará grandes benefícios para a região.

De acordo com Inácio Arruda, o acordo foi fechado entre a Companhia Vale do Rio Doce e a siderúrgica Dongku, da Coréia do Sul, em reunião no Palácio do Planalto, com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Ministério de Minas e Energia, do governador do Ceará, Cid Gomes, e do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Inácio Arruda lembrou que vários governadores do Ceará lutaram durante seus mandatos pela instalação da siderúrgica, como Virgílio Távora, Ciro Gomes e Tasso Jereissati.

- Quero fazer o registro dos que se empenharam, dos que lutaram, dos que se manifestaram de forma tenaz para alcançar esse resultado - agradeceu.

O senador acrescentou que a siderúrgica poderá alavancar o crescimento econômico do estado, além de melhorar a distribuição de renda.

- É o que nós queremos. Precisamos parar esse êxodo do nosso povo em direção ao Norte, ao Sudeste, ao Centro-Oeste, ao Sul para buscar melhores condições de vida -disse Inácio Arruda.

Em apartes, os senadores Renato Casagrande (PSB-ES), Tasso Jereissati (PSDB-CE), Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e Antonio Carlos Valadares (PSB-CE) elogiaram o pronunciamento do colega e parabenizaram o estado e a população cearense pela conquista. Renato Casagrande disse que o Espírito Santo poderá vir a ter uma segunda siderúrgica, por meio de parceria com uma empresa chinesa. Tasso disse que a siderúrgica é "um anseio e um trabalho de toda a comunidade cearense". Flexa Ribeiro sugeriu que a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, também se empenhe para conseguir construir uma usina siderúrgica no Pará. Valadares afirmou que o empreendimento vai gerar emprego e renda para a região.

Em seu aparte, Renato Casagrande também aproveitou para saudar a comemoração, nesta terça-feira (20), do Dia da Consciência Negra. Ele saudou a todos os que trabalham e militam pelo desenvolvimento de políticas públicas específicas para os afrodescendentes, como órgãos do governo e entidades da sociedade.

20/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Inácio Arruda comemora acordo para construção de siderúrgica no Ceará

Inácio Arruda comemora expansão do ensino técnico no Ceará

Inácio Arruda comemora calendário de acompanhamento de obras de refinaria no Ceará

Patrícia cobra de Lula construção de siderúrgica no Ceará

Presidente da Petrobras e ministro de Minas e Energia discutem construção de siderúrgica no Ceará e crise do gás

Inácio Arruda anuncia cumprimento de exigências para instalação de refinaria no Ceará