Inácio Arruda comemora entrega de petroleiro em Pernambuco



O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) comemorou a entrega pela Transpetro, subsidiária da Petrobras, do petroleiro João Cândido na região portuária de Suape (PE) na próxima sexta-feira (7), após jejum de 13 anos. O senador acredita que o petroleiro de 275 metros de comprimento, simboliza a retomada da indústria naval brasileira, que passou por um longo período de estagnação, sendo o primeiro de um total de 49 embarcações encomendadas a estaleiros brasileiros.

- Esse é um programa muito especial. Um navio entra por Pernambuco, mas está prevista a construção de navios em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul, em Alagoas, no Ceará e, evidentemente, no berço da indústria naval brasileira que é o estado do Rio de Janeiro. Tivemos uma retomada sem precedentes e com geração de empregos sem precedentes na história- celebrou o parlamentar em discurso proferido nesta terça-feira (7).

O parlamentar salientou ainda os altos salários pagos pela construção naval, o emprego de tecnologia nacional e o seu significado para o aquecimento da economia brasileira pela geração de empregos, recolocando a economia em "trilhos adequados". Enfatizou a importância da construção naval para o transporte de mercadorias por meio da cabotagem, especialmente no Nordeste.

Acrescentou a necessidade de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco da Amazônia (Basa) para construir grandes embarcações que possibilitem a pesca oceânica e, com ela, a competitividade brasileira.

Com a iniciativa, disse, diminuem as expectativas negativas do empresariado sobre as dificuldades de financiamento da construção civil de grande porte, segundo ele em decorrência de interferências de órgãos como o Tribunal de Contas da União (TCU), a Controladoria Geral da União (CGU), com o Ministério Público, entre outros órgãos da administração pública.

João Cândido

Demonstrou também satisfação pela homenagem prestada a João Cândido,marinheiro negro, filho de ex-escravos, que há cem anos liderou a Revolta da Chibata. O movimento, iniciado no Rio de Janeiro no dia 22 de novembro de 1910, pleiteava a abolição dos castigos corporais na Marinha de Guerra.



04/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Inácio Arruda anuncia antecipação de entrega de refinaria da Petrobras no CE

Inácio Arruda comemora leilão do Campo de Libra

Inácio Arruda comemora 86 anos de fundação do PCdoB

Inácio Arruda comemora 10 anos do Estatuto da Cidade

Inácio Arruda comemora expansão do ensino técnico no Ceará

Inácio Arruda comemora centenário de nascimento de Patativa do Assaré