Inácio Arruda comenta participação no 42º Congresso do Partido Comunista da Ucrânia



Último orador a ocupar a tribuna nesta quarta-feira (25), o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) comunicou sua participação no 42º Congresso do Partido Comunista da Ucrânia, ocorrido nos dias 21 e 22 de junho na capital Kiev.

O parlamentar disse que, representando o Partido Comunista do Brasil e o Senado Federal, levou apoio às discussões sobre a luta democrática e socialista pelo mundo. Inácio Arruda ressaltou que a Ucrânia possui avançado setor industrial, principalmente nas áreas aeroespacial e farmacêutica.

Ainda segundo o senador, Brasil e Ucrânia têm acordos de cooperação e transferência de tecnologia nessas duas áreas, com destaque para a utilização conjunta do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. Disse ainda que outro projeto colaborativo entre as duas nações pode vir a proporcionar ao Brasil a produção própria de insulina no futuro.

Inácio Arruda comentou ainda que a delegação brasileira foi a única representante da América do Sul nesse congresso, que contou com a participação de 36 delegações estrangeiras. Informou também que o PCdoB declarou apoio ao Partido Comunista da Ucrânia na luta contra o ingresso daquele país na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

Por fim, ressaltou que cerca de 400 mil ucranianos e descendentes vivem em território brasileiro e agradeceu o apoio dos diplomatas e funcionários da embaixada brasileira em Kiev.



25/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Inácio Arruda convida senadores para congresso do Partido Comunista do Brasil

Inácio Arruda comenta participação na Conferência Mundial da Paz, em Caracas

Inácio Arruda relata participação em congresso da esquerda colombiana

Inácio Arruda lembra centenário do dirigente comunista João Amazonas

Inácio Arruda recebe representante do Partido do Trabalho da Coréia do Norte

Inácio Arruda registra participação em encontro de cúpula da Celac