Inácio Arruda defende redução da taxa de juros no país
O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) afirmou em Plenário, nesta quarta-feira (22), que acredita na capacidade do Brasil continuar se desenvolvendo, mantendo a inflação sob controle e reduzindo as taxas de juros.
Na avaliação do parlamentar, historicamente o desenvolvimento brasileiro tem sido obstaculizado pelas altas taxas de juros praticadas no mercado interno, as quais, segundo ele, têm sido justificadas indevidamente pelo risco de disparada da inflação.
- Vai-se mais ou menos comprovando que é possível o país crescer, é possível o país desenvolver-se. É possível ter taxas inflacionárias baixas e, ao mesmo tempo, desenvolver-se e manter um ritmo desenvolvimento adequado com os interesses maiores do nosso país - disse.
De acordo com Inácio Arruda, o problema das altas taxas de juros da economia brasileira foi debatido recentemente com a presidente da República, Dilma Rousseff, e com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, em reunião do Conselho Político.
Alertando para o crescimento do endividamento externo do setor privado brasileiro, Inácio Arruda condenou a especulação financeira, que é permitida atualmente no Brasil através da tomada de empréstimos no exterior e da compra de títulos do Tesouro Nacional, remuneradas a taxas "muitíssimo" maiores do que as praticadas em todo o mundo.
- Não é dinheiro de empréstimo que está chegando para investimento. Há muito dinheiro chegando para investimento e muita dívida do setor privado feita para investir, para comprar equipamentos, para renovar o parque industrial brasileiro, mas tem muita dívida especulativa - afirmou.
Em aparte, o senador José Pimentel (PT-CE) parabenizou Inácio Arruda pelo pronunciamento e destacou o elevado crescimento da oferta de crédito, a juros baixos, para a agricultura familiar, ocorrido durante o governo Lula.
22/06/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Inácio Arruda defende redução na taxa de juros
Inácio Arruda critica aumento da taxa de juros para conter inflação
Inácio Arruda elogia política de redução de juros do governo federal
Inácio Arruda pede mobilização social pela redução dos juros
Inácio Arruda defende redução da jornada de trabalho
Mercadante defende redução da taxa de juros