Inácio Arruda enaltece a luta dos brasileiros pela igualdade
O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), em pronunciamento em Plenário nesta segunda-feira (21), homenageou Zumbi dos Palmares pela passagem do Dia da Consciência Negra e lembrou que a nacionalidade brasileira se formou na luta por igualdade racial e social. O parlamentar descreveu episódios como a Revolução Praieira, que classificou como "batalha de nacionalidade", na qual negros, índios e brancos se insurgiram contra invasores estrangeiros, e lembrou as palavras de Darcy Ribeiro: "Essa batalha nós vencemos, porque a formação do povo brasileiro é a presença do branco, do índio e do negro. Esse é que é o povo brasileiro".
Para Inácio Arruda, o episódio do Quilombo dos Palmares é significativo da batalha do povo brasileiro. Além de defender mais atenção a quilombolas e tribos indígenas, o senador pediu desenvolvimento para reduzir a exclusão social na periferia das grandes cidades.
- São negros, brancos e amarelos, todos juntos com dificuldades econômicas que exigem grande força e unidade do nosso povo para enfrentar essas desigualdades. É batalha de grande monta, porque significa, numa situação em que o mundo está em crise, o nosso país se desenvolvendo - afirmou.
Inácio Arruda também saudou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela criação da Universidade da Integração Luso-Afro-Brasileira, em Redenção (CE), primeiro município brasileiro a libertar totalmente os escravos.
Mídia
Abrindo seu discurso, Inácio Arruda registrou a inauguração no último sábado, em Fortaleza, da TV Canaã, e pediu mais veículos que exercitem a "livre expressão do pensamento". O senador condenou o que chamou de "monopólio gigantesco" da mídia brasileira, afirmando que o país vive a situação única no mundo de "três ou quatro famílias decidindo o que é verdade e o que não é verdade".
21/11/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Inácio Arruda se solidariza com a luta do povo palestino
Inácio Arruda manifesta apoio à luta dos bancários
Inácio Arruda lembra atuação da UNE na luta contra o regime militar
Tuma enaltece luta de Lúcia Vânia pela causa social
Na luta pela igualdade de gênero
Serys afirma que Che Guevara simboliza a luta pela igualdade e liberdade