Serys afirma que Che Guevara simboliza a luta pela igualdade e liberdade



A senadora Serys Slhessarenko(PT-MT) também compareceu à sessão de homenagem a Che Guevara, mas, por ter de participar de reunião de comissão, entregou à Mesa pronunciamento sobre a "figura mundial quetraduz todo o significado da luta pela igualdade e liberdade".

"Ernesto disse, pela primeira vez, para um pequeno grupo de Peruanos, que a divisão da América em nacionalidades incertase ilusórias era totalmente fictícia; queconstituímos uma única raça mestiça do México até o Estreitode Magalhães", diz o texto da senadora.

Serys destaca ainda que, na primeira viagem de moto que Che fez pela América Latina, o líder revolucionáriotomou consciência da miséria em que vivia a maior parte da população dos países da América do Sul e Central e decidiu que deveria lutar pela mudança desse estado de coisas. "No México, em 1954, conheceu e se juntou aos irmãos cubanos Fidel e Raul Castro, que estavam organizando um grupo guerrilheiro para derrubar o governo ditatorial de Cuba. E é esse ponto que eu gostaria que todos pensassem nesse dia de homenagem a Guevara", escreveu a senadora.

23/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Na luta pela igualdade de gênero

Inácio Arruda enaltece a luta dos brasileiros pela igualdade

Jorge Amado tinha passado comunista e de luta pela liberdade religiosa, lembra Freire

Vuvuzela marca início da Copa e simboliza luta do apartheid

Debatedores apontam eleição de Obama como marco na luta pela igualdade racial

Senadores destacam avanços na luta pela igualdade, mas apontam longo caminho para acabar com preconceito