Inácio Arruda entusiasma-se com a perspectiva de moeda única para bloco sul-americano



 O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) manifestou nesta quinta-feira (10) seu entusiasmo com a possibilidade de o Mercosul tornar-se, em um futuro próximo, um bloco comercial em moldes similares ao da União Européia. O parlamentar mostrou-se especialmente animado com a intenção de os países integrantes do bloco passarem a fazer negócios em suas próprias moedas.

O parlamentar pelo Ceará enalteceu a entrevista concedida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao jornalista Bob Fernandes, do portal Terra Magazine, sobre a possibilidade de maior inserção e integração do continente, com a instalação do Parlamento do Mercosul.

De acordo com Inácio Arruda, a continuidade da política de aproximação com os vizinhos sul-americanos, teria, entre seus objetivos, a criação de uma moeda única.

- A integração cria uma fortaleza sem igual e é esse o sonho que estamos buscando. Um sonho de alguns há 200 anos e de nós, agora, materializando-o para as gerações futuras - propôs o senador, referindo-se à necessidade de somar as potencialidades dos diversos países, respeitando suas diferenças, mas buscando a unidade cultural.

- Temos que maturar no tempo, de modo que o assunto seja debatido e discutido por outras nações e também no âmbito do Parlamento do Mercosul - salientou o parlamentar, para quem a criação de um banco com moeda comum deve ser uma resolução conjunta da sociedade e aceita por cada país da região.

O representante cearense salientou ainda as vantagens estratégicas da cooperação sul-americana e de acordos energéticos em que matrizes energéticas brasileiras, como o etanol e o biodiesel, poderiam, por exemplo, ser trocadas com as de outros países, como o petróleo da Venezuela ou o gás boliviano, sem falar em outras commodities.

Em aparte, o senador Sibá Machado (PT-AC) lembrou que o Mercosul levou apenas 20 anos para atingir o atual nível de integração enquanto a União Européia passou por dois processos mais longos antes de se constituir em bloco comercial.

Inácio Arruda registrou também em seu pronunciamento a decisão da Justiça fluminense pela restituição à União Nacional dos Estudantes (UNE) do terreno de sua sede, atualmente utilizado como estacionamento clandestino.



10/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Inácio Arruda quer isonomia entre empregados do BB, Caixa, BNB, Casa da Moeda e Banco da Amazônia

PARA LAURO, DIVERSIDADE DIFICULTA IMPLANTAÇÃO DA MOEDA ÚNICA NA AL

SUPLICY DEFENDE FORTALECIMENTO DO MERCOSUL PARA ADOÇÃO DA MOEDA ÚNICA

Meirelles diz que adoção de moeda única no Mercosul depende de várias outras medidas

Vanessa Grazziotin registra pesar pelo falecimento de Francisco Lopes de Arruda, pai do senador Inácio Arruda

Inácio Arruda defende destinação de 10% do PIB para a educação