Inácio Arruda homenageia Olga Benário



A passagem dos 100 anos de nascimento da alemã Olga Benário Prestes, completados na terça-feira (12), foi lembrada pelo senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) em discurso no Plenário. De origem judia, Olga, cujo nome verdadeiro era Maria Bergner, nasceu em Munique, na Alemanha, em 1908, e passou à história como a revolucionária que se casou com o comunista brasileiro Luis Carlos Prestes e foi entregue aos nazistas por Getúlio Vargas.

O senador lembrou que Olga foi designada, em 1934, para garantir a chegada segura de Prestes ao Brasil depois de um período de estágio na então União Soviética. Clandestinos, articularam no país o movimento conhecido como Intentona Comunista de 1935, que eclodiu como uma revolta armada nas cidades de Natal, Recife e Rio de Janeiro.

Os dois acabaram presos. Apesar de protestos internacionais, ela foi entregue, grávida de sete meses, à polícia alemã, tendo passado três anos em um campo de concentração antes de ser enviada para a câmara de gás, em 1942.

- Olga Benário foi um modelo inquestionável de firmeza, coragem e convicção política. Reafirmamos os seus ideais de busca por um mundo justo, fraterno e solidário - disse o senador.



13/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito compara caso dos boxeadores cubanos aos episódios "Olga Benário" e "Lílian Celiberti"

Inácio Arruda homenageia Fortaleza pelos 284 anos

Inácio Arruda homenageia nova diretora-geral da ANP

Inácio Arruda homenageia Fortaleza, que completa 281 anos

Inácio Arruda homenageia Oscar Niemeyer por seus 104 anos

Inácio Arruda defende Cesare Battisti e homenageia Yasser Arafat