Inácio Arruda lembra Alberto Silva e registra homenagem a cearense que lutou contra a ditadura



Ao discursar nesta terça-feira (29), o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) também homenageou a memória do deputado federal e ex-senador Alberto Silva, falecido na madrugada da segunda-feira (28). O senador disse que Alberto Silva era uma pessoa simples, porém muito inteligente e preparada. E sugeriu a realização de uma sessão em homenagem ao ex-senador.

Em apartes, os senadores Osvaldo Sobrinho (PTB-MT), Eduardo Suplicy (PT-SP) e Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) elogiaram a trajetória política e de vida de Alberto Silva. Os três registraram pesar pela morte do parlamentar piauiense.

Bergson Gurjão Farias

Inácio Arruda também apresentou requerimento para que o Senado Federal envie comissão especial de senadores para participar do ato em homenagem ao estudante Bergson Gurjão Farias, militante e guerrilheiro cearense que lutou contra a ditadura militar brasileira e foi morto por militares em 1972, aos 25 anos.

O senador explicou que a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República vai realizar na próxima terça-feira (6), em Fortaleza, ato em homenagem ao "jovem lutador que enfrentou os ditadores brasileiros, os golpistas brasileiros". Os restos mortais de Bergson serão levados até seu estado natal, onde serão finalmente enterrados.

Bergson era militante do PCdoB, estudante de Química da Universidade Federal do Ceará (UFC) e foi morto durante a repressão à Guerrilha do Araguaia, porém seus restos mortais só foram identificados em julho deste ano.



29/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Inácio Arruda registra campanha de doação de sangue em homenagem a Henfil

Inácio Arruda registra centenário de Guimarães Rosa e homenagem a Eduardo Galeano

Inácio Arruda atribui denúncias contra Orlando Silva a 'mídia conservadora'

Inácio Arruda lembra atuação da UNE na luta contra o regime militar

Inácio Arruda pede voto de pesar por morte de jornalista cearense

Vanessa Grazziotin registra pesar pelo falecimento de Francisco Lopes de Arruda, pai do senador Inácio Arruda