Inácio Arruda reassume relatoria da CPI das ONGs
Em curta reunião na tarde desta quarta-feira (14), o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) reassumiu o posto de relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs.
Quando foi indicado para integrar a CPI da Petrobras, Inácio Arruda acabou perdendo a relatoria da CPI das ONGs para o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), indicado pelo presidente do colegiado, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), o que gerou impasse entre governistas e oposicionistas durante meses no Senado.
A partir daí, a base governista condicionou o início dos trabalhos efetivos da CPI da Petrobras à volta de Inácio Arruda para a relatoria da CPI das ONGs, o que só ocorreu nesta quarta-feira (14), depois de negociações entre os líderes partidários.
A CPI das ONGs foi instalada em outubro de 2007 e, após prorrogação, deve encerrar seus trabalhos em fevereiro de 2010. A vice-presidente é a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) e o colegiado tem por objetivo "apurar a liberação, pelo governo federal, de recursos públicos para organizações não governamentais e para organizações da sociedade civil de interesse público, bem como a utilização, por essas entidades, desses recursos e de outros por elas recebidos do exterior, no período de 1999 até 30 de abril de 2009".
14/10/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sem quórum, CPI das ONGs é suspensa. Virgílio pede que Inácio Arruda devolva a relatoria
Inácio Arruda nega que tenha abandonado relatoria ao deixar de ser titular da CPI
Inácio Arruda defende mais transparência em convênios com ONGs
Relator da CPI das ONGs, Inácio Arruda promete investigar "toda denúncia"
Inácio Arruda apresenta anteprojeto com marco legal para atuação das ONGs
Inácio Arruda será relator da CPI das ONGs e Lúcia Vânia, vice-presidente