Inácio Arruda registra evento da ONU na Argentina sobre desertificação



O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) registrou a realização da 5ª sessão do Comitê de Revisão da Implementação da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (Cric), entre 12 a 21 deste mês, em Buenos Aires.

Ele ressaltou a importância da discussão para as regiões do semi-árido do Nordeste brasileiro, que, de acordo com advertências de cientistas e ambientalistas, caminha para a desertificação em função da degradação da terra pela ação do homem.

-É de fundamental importância destacar que a desertificação e a degradação da terra em áreas áridas, semi-áridas e sub-úmidas são problemas a serem enfrentados pelo mundo contemporâneo por estarem relacionados diretamente à pobreza - observou o senador, lembrando que a fome e a migração forçada são verificadas em dois terços da terra cultivável do mundo, justamente onde residem os mais pobres.

- Desde 1990, dez milhões de hectares de terra produtiva se perderam a cada ano, devido à degradação da Terra. 135 milhões de pessoas do Planeta correm o risco de serem expulsas de suas áreas, devido ao recrudescimento do processo de desertificação, que poderá desencadear potenciais conflitos face à decorrente escassez de recursos - continuou.

Referindo-seà África sub-sahariana, onde o problema é mais latente, o senador advertiu que o processo de degradação daquela parte continental "poderá gerar o deslocamento de 25 milhões de refugiados ambientais nos próximos 20 anos".



21/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto de Inácio Arruda institui política de combate à desertificação

Vanessa Grazziotin registra pesar pelo falecimento de Francisco Lopes de Arruda, pai do senador Inácio Arruda

Inácio Arruda anuncia realização de evento cultural nacional em Fortaleza

Inácio Arruda registra congresso do PCdoB

Inácio Arruda registra retomada dos trabalhos do Parlasul

Inácio Arruda registra realização do 12º congresso do PCdoB