Inácio Arruda saúda libertação de reféns pelas Farc



O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) registrou em pronunciamento nesta quarta-feira (27) a libertação pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) de quatro ex-parlamentares daquele país: Gloria Polanco de Lozada, Luis Eladio Pérez, Orlando Beltrán e Jorge Géchem. Eles foram mantidos como reféns durante seis anos.

Inácio Arruda destacou o papel do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, nas negociações que culminaram com a liberação desses quatro e de outros prisioneiros das Farc. Ele conclamou a opinião pública, em especial os meios de comunicação, a abandonarem o preconceito contra Chávez e reconhecerem que ele tem tido uma atuação importante na mediação dessas negociações.

O senador também defendeu o ingresso na Venezuela no Mercosul e no parlamento regional. E destacou a realização, entre 8 e 13 de abril, da Conferência Mundial da Paz, em Caracas, capital venezuelana, pedindo que os presidentes do Senado e da Câmara designem um grupo de parlamentares para representarem o Congresso brasileiro no evento.

Em aparte, o senador João Pedro (PT-AM) chamou atenção para o número de 10 mil colombianos residentes no Brasil, em especial no estado do Amazonas, que fugiram do conflito e dos grupos paramilitares do país vizinho. Inácio Arruda salientou, a partir dessa informação, o quanto interessa para o Brasil a paz na Colômbia.



27/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil participará com militares e helicópteros da libertação de cinco reféns das Farc

Suplicy elogia recomendação de Chávez às Farc para libertação de reféns

Policial e militar feitos reféns pelas Farc são libertados na Colômbia com ajuda do Brasil

Valter Pereira pede empenho de governantes mundiais na libertação de Ingrid Betancourt pelas Farc

Inácio Arruda saúda Garibaldi

Inácio Arruda saúda Garibaldi