Valter Pereira pede empenho de governantes mundiais na libertação de Ingrid Betancourt pelas Farc



Ao discursar nesta terça-feira (22), o senador Valter Pereira (PMDB-MS) cobrou mais empenho dos governantes mundiais - em especial dos governos sul-americanos - pela libertação da ex-senadora colombiana Ingrid Betancourt. Ela foi seqüestrada pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia ( Farc ) em fevereiro de 2002 e até hoje está em cativeiro na Floresta Amazônica.

- Essa tragédia precisa ser interrompida. A comunidade internacional está sendo omissa. Onde está a solidariedade das nações democráticas? - questionou.

Na opinião do senador, o seqüestro de Ingrid pelas Farc (e de outras centenas de reféns) é um "inominável crime, um sofrimento inaceitável, um método medieval". Para Valter Pereira, os integrantes das Farc são "narcotraficantes travestidos de guerrilheiros".

- Nenhum pretexto pode justificar seu rapto e confinamento. O seqüestro de qualquer ser humano é uma atitude insana e covarde - opinou.

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) acrescentou que diversos senadores e senadoras já discursaram a favor da libertação da ex-senadora que, na época em que foi seqüestrada era candidata à presidência da Colômbia. Suplicy também concordou com a sugestão de Valter Pereira de que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, deveria exigir a libertação de Ingrid de maneira mais firme e enfática.



22/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy se oferece para negociar com as Farc libertação de Ingrid Betancourt

CRE pede imediata libertação de Ingrid Betancourt

Kátia Abreu apela pela libertação de Ingrid Betancourt

Inácio Arruda saúda libertação de reféns pelas Farc

Samper pede criação de grupo de apoio à libertação de Ingrid

Íntegra da carta de Ingrid Betancourt