Inclusão de alunos com deficiência terá destaque em audiência na terça-feira
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) se reúne na terça-feira (5) às 9h para realizar a sexta audiência pública sobre o Plano Nacional de Educação (PLC 103/2012). De autoria da Presidência da República, o PNE traz 20 metas e estratégias a serem seguidas pelo governo federal para melhorar as condições do setor educacional. A proposta também tem pontos polêmicos, como a Meta 4, que prevê a universalização da inclusão de alunos com deficiência de 4 a 17 anos na rede regular de ensino. Esse item deve ser o foco do debate desta semana.
Entre os convidados, estão o vice-governador e secretário de Educação do Paraná, Flávio Arns; a Diretora de Políticas Educacionais da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), Patrícia Luiza Ferreira Rezende; o vice-presidente da Federação Nacional das Apaes (Apae Brasil), José Turozi; a secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC, Macaé Maria Evaristo dos Santos; e representantes do Ministério Público de São Paulo e de escolas públicas de Brasília e de Santa Catarina (Veja aqui a lista completa de convidados).
O PNE foi aprovado em maio pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e em setembro pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Após análise da CE, a matéria seguirá para o Plenário do Senado.
A cada audiência pública, o relator do PNE, senador Álvaro Dias (PSDB-PR) recebe sugestões sobre a proposta. Na última, por exemplo, realizada no dia 31 de outubro, os debatedores sugeriram, entre outros pontos, a inclusão de diretriz que garanta a promoção da educação a distância e a adoção de tecnologias de informação para aperfeiçoar as metodologias de ensino.
01/11/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
CPI da Terra terá primeira audiência pública na próxima terça-feira
CE debate inclusão de alunos com deficiência na escola regular
Ministro defende inclusão de alunos com deficiência em classes regulares
Audiência pública debate inclusão de pessoas com deficiência nas escolas
Audiência tratará da inclusão da pessoa com deficiência no Plano Brasil sem Miséria
Atendimento de alunos com deficiência 'preferencialmente' por escolas regulares tem apoio maciço em audiência pública