Incor comemora 15 anos de combate ao fumo
Programação inclui realização de exames sobre os efeitos do consumo do tabaco
O Incor comemora na próxima semana 15 anos de parceria com a OMS (Organização Mundial da Saúde) no combate ao tabagismo. O Instituto do Coração do Hospital das Clínicasfoi uma das primeiras instituições brasileiras a aderir à bandeira do Dia Mundial de Combate ao Tabaco, em 1993.
Entre os dias 26 e 30, o hospital programou uma série de atividades, das 8 às 17h, como realização de exames de determinação de concentração de monóxido de carbono no ar expirado de fumantes e não-fumantes e de prova de função pulmonar. Os resultados indicam nível de poluição do organismo pelo monóxido de carbono e comprometimento da capacidade respiratória de fumantes e, por conseqüência, o potencial risco cardiovascular e pulmonar em função do vício.
Na mesma semana, será inaugurada uma no saguão de entrada do hospital a exposição "15 Anos do Incor no Combate ao Tabagismo", com a apresentação de painéis e documentos históricos das diversas ações e campanhas do instituto ao longo desse período.
A mostra reúne também a documentação da experiência dos parceiros do evento na luta contra o fumo. Haverá distribuição de material informativo sobre os benefícios de parar de fumar. Na ocasião, a Aliança contra o Tabaco irá recolher assinaturas dos interessados em prol da implantação de ambientes livre do tabaco.
Altina, a boneca fumante cujo nome resulta da fusão entre as palavras Alcatrão e Nicotina, estará exposta à população, entre 27 e 29 de maio, das 8 às 17h. Fumante inveterada, Altina é a demonstração mais visível dos males provocados pelo cigarro ao organismo.
O evento, organizado pelo Programa Ambulatorial de Tratamento do Tabagismo do Incor e pela Disciplina de Pneumologia da FMUSP, é aberto à população e reúne entidades brasileiras representativas na luta contra o cigarro: Comitê para Implantação de Ambientes Livres do Tabaco e Centro de Referência no Tratamento de Álcool e Drogas, ambos da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Comitê Antitabaco da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Aliança contra o Tabaco, Faculdade de Saúde Pública da USP, Hospital do Coração e, na categoria empresa apoiadora, a Pfizer.
Serviço
26 a 30 de maio, das 8 às 17h
Programa Ambulatorial de Tratamento do Tabagismo e Disciplina de Pneumologia
Aberto à população
Incor - Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 44
26 de maio, das 8 às 17h - Realização de exames de concentração de monóxido de carbono e prova de função pulmonar em fumantes e não-fumantes
26 a 30 de maio, das 8 às 17h - Exposição 15 Anos do Incor no Combate ao Tabagismo, com apresentação de painéis e documentos históricos das diversas ações e campanhas do Instituto.
Distribuição de material informativo sobre os benefícios de para com o cigarro.
Coleta de assinaturas em prol da implantação de ambientes livres do tabaco.
27 a 29 de maio, das 8h às 17h - Apresentação da boneca Altina, com demonstração dos males provocados pelo cigarro ao organismo.
30 de maio, às 10h - Cerimônia de Comemoração dos 15 anos da parceria Incor-OMS, com apresentação de vídeo e homenagem aos jornalistas Boris Casoy Izilda Alves e Claudete Troiano.
Da Secretaria da Saúde
05/21/2008
Artigos Relacionados
Senado comemora dez anos da lei de combate à compra de votos
Senado participa do Dia Nacional de Combate ao Fumo
JUCÁ ELOGIA ESFORÇOS NO COMBATE AO FUMO
Combate ao fumo evita mortes por doenças crônicas
Saúde reforça compromisso brasileiro no combate ao fumo
Cristovam: país restringe fumo, mas não combate analfabetismo