Incra aprova quatro mil hectares de lavouras de arroz
O Incra/RS finalizou sexta-feira (18) a avaliação dos projetos de lavouras de arroz implantadas pelos assentados no Estado na safra 2013/2014. No total, 139 propostas, abrangendo quatro mil hectares, obtiveram aprovação. O resultado foi encaminhado aos núcleos operacionais de assistência técnica para divulgação aos assentados.
O trabalho de análise foi realizado pelo setor de Meio Ambiente e Recursos Naturais da superintendência, que teve a incumbência de examinar se os plantios cumprem as exigências estabelecidas em editais sobre a atividade, lançados em maio e julho. Dos 175 projetos (4,5 mil hectares) apresentados, 139 (4 mil hectares) foram aprovados e outros 21 (427 hectares) terão de complementar a documentação. Os demais casos referem-se, sobretudo, a desistentes.
“O objetivo é ordenar a forma como os beneficiários trabalham os lotes de várzea e manter o acompanhamento do Incra sobre a utilização das terras baixas”, explica o engenheiro agrônomo Alfredo Kaiser, da Divisão de Desenvolvimento. O técnico relata que os editais abordam cláusulas estipuladas para evitar problemas de ocupação, como arrendamento das lavouras, e proteger o ambiente.
No segundo caso, são determinados procedimentos de separação das lavouras ecológicas e convencionais, garantindo os critérios de certificação orgânica. Da mesma forma, é indicado manter reservas de água nas barragens após a irrigação a fim de preservar a fauna e flora locais.
A safra 2013/2014 é a quinta regulada por editais da regional do Incra. No ano passado, foram inscritos 164 projetos (2.522,80 hectares) de lavouras orgânicas e 76 projetos (1.570 hectares) convencionais.
Fonte:
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária
21/10/2013 17:43
Artigos Relacionados
Incra destina 15,6 mil hectares para a reforma agrária na BA
Incra retoma mais de 1,5 mil hectares e assenta famílias no sul do Pará
Incra repassa mais de 5 milhões de hectares de terras ao ICMBio
Incra regulariza quatro assentamentos no DF
Incra cria quatro projetos de assentamento em MG
Incra cria mais quatro assentamentos na Bahia