Incra cria assentamento Pindorama na Bahia



A Superintendência do Incra na Bahia publicou portaria de criação do assentamento Pindorama, no Diário Oficial da União (DOU), dessa segunda-feira (28/10). O novo assentamento, localizado no município de Santa Luzia, no Litoral Sul, tem 612, 3 hectares de terras e beneficiará, no mínimo, 20 famílias de trabalhadores rurais sem terra.

O Pindorama é o quarto assentamento criado na Bahia no ano de 2013. Anteriormente, houve a criação de três áreas de reforma agrária que beneficiam 308 famílias de trabalhadores rurais.

São elas a área Rosa do Prado que está no município de Prado, no Extremo Sul, da área Maçaranduba/Nova Esperança, situada em Maraú e do assentamento Primavera, em Mascote. Tanto Maçaranduba/Nova Esperança quanto Primavera estão situados no território de identidade do Litoral Sul.

De acordo com o chefe do Serviço de Obtenção de Terras, Ernesto Reis, a expectativa é a de que até a primeira semana de novembro mais quatro portarias de criação de assentamentos sejam publicadas no DOU.

Desenvolvimento

A portaria de criação do Pindorama determina diversas ações para facilitar o desenvolvimento da nova área de reforma agrária baiana. Entre elas, destacam-se o prazo de 15 dias para que o Incra/BA formalize a demanda de energia elétrica junto à concessionária do estado e o prazo de 100 dias, para encaminhar, junto ao órgão competente, a necessidade de solução hídrica para o assentamento.

Ressalta-se ainda que o Incra/BA encaminhará a relação de beneficiários do Pindorama para a entidades financiadoras e à coordenação nacional do Programa Minha Casa Minha Vida, em 50 dias. Acrescenta-se também que o Crédito Apoio Inicial, será liberado em 180 dias.

O assentamento Pindorama já possui protocolo de licenciamento ambiental emitido pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), do governo do estado.

Além disso, as 20 famílias a serem assentadas no Pindorama precisão estar inscritas no Cadastro Único (CADÚnico) do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS). Paralelamente, elas serão submetidas à seleção e homologação por meio do Sistema de Informações de Projetos de Reforma Agrária (Sipra).

Fonte:

Incra



30/10/2013 13:26


Artigos Relacionados


Primeiro assentamento do ano na Bahia é criado pelo Incra

Incra/CE cria assentamento no município de Crateús

Incra cria quatro projetos de assentamento em MG

Incra cria projeto de assentamento para 113 famílias

Incra cria mais quatro assentamentos na Bahia

Incra cria unidade para emissão de certificados de imóveis rurais na Bahia