Incra/CE cria assentamento no município de Crateús



A superintendência do Incra no Ceará criou um novo Projeto de Assentamento (PA) no município de Crateús. Com a publicação de Portaria no Diário Oficial da União, desta quarta-feira (20), a fazenda Monte Alegre agora se chama assentamento Liberdade, com capacidade para assentar 20 famílias, em uma área de 1.715,4 hectares.

A fazenda foi desapropriada em julho deste ano, encerrando conflito agrário presente na região. O Incra do Ceará agora fará a seleção e homologação das famílias que serão assentadas na área. Todas as candidatas a vagas no assentamento serão inseridas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal e terão acesso a políticas sociais como o Bolsa Família. Outras políticas federais estão previstas para a comunidade.

As moradias, por exemplo, serão erguidas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida Rural e a energia elétrica será disponibilizada pelo Programa Luz para Todos. A lista das famílias beneficiadas com a reforma agrária será enviada às entidades que financiam o programa federal de habitação e o Comitê Estadual do Luz para Todos será informado sobre a demanda por eletrificação rural no novo assentamento.

Assentamentos de Crateús

Liberdade é o décimo assentamento criado pelo Incra em Crateús, município que possui 513 famílias assentadas, com 27.063 hectares de área reformada. Com a prefeitura local a autarquia deverá firmar parcerias para a construção e reforma de estradas vicinas, além de apresentar demandas para a instalação de posto de saúde e escola na área, temas que poderão ser discutidos com o Governo do Estado.

Outras ações como estudos sobre abastecimento d´agua para as famílias, contratação de assistência técnica e realização de topografia, demarcação das parcelas (ou perímetro) e de reserva legal, também estão previstas para concretização no período de um ano, segundo a portaria.

Balanço

Em 2013 o Incra/CE criou três PAs, incluindo Liberdade. Foram criados os assentamentos Nova Lages, em Trairi  e Agroverde em Chorozinho. As duas áreas beneficiam 72 famílias. Segundo a divisão de obtenção do Incra/CE mais quatro áreas, já sob posse da Autarquia, serão destinadas à criação de assentamentos até o final do ano.

Fonte:

Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária



20/11/2013 15:28


Artigos Relacionados


Incra cria assentamento Pindorama na Bahia

Incra cria quatro projetos de assentamento em MG

Incra cria projeto de assentamento para 113 famílias

Incra entrega casa de número 210 em assentamento na PA

Incra beneficia 189 famílias com assentamento no Paraná

Incra atende 45 famílias em assentamento de Roraima