Incra cria três assentamentos em Rondônia
O Incra atingiu seu objetivo de transformar a área da fazenda Santa Elina, palco do Massacre de Corumbiara em 1995, em projetos de assentamento para os trabalhadores rurais sem terra. Com a criação de três assentamentos no local, na sexta-feira (25), destinado a 253 famílias, o órgão completou os seis assentamentos para 693 famílias, entre elas as vítimas do conflito. Os novos assentamentos são: Maranatá II, Alzira Augusto Monteiro e Alderico Carvalho. No imóvel da fazenda haviam sido criados os Projetos de Assentamento (PA) Maranatá, Zé Bentão e Renato Natan, a partir de 2012.
Em um evento no ginásio de esportes do município, com milhares de agricultores e autoridades dos governos federal, estadual e municipal, foi anunciada a criação dos assentamentos, construção de estradas e demarcação de terras em parceria com governo e prefeituras, assistência técnica, além da entrega de títulos da terra, Cadastro Ambiental Rural (CAR) das propriedades, assinatura de contratos do Pronaf e do programa Minha Casa Minha Vida Rural.
O presidente do Incra, Carlos Guedes, assinalou o empenho do órgão em solucionar as questões ligadas à Corumbiara encerrando com aquele ato um difícil período de conflitos e afirmou que este é um novo tempo para os assentamentos da reforma agrária, já que o governo federal está empenhado em promover o desenvolvimento dessas áreas, tornando-as locais com qualidade de vida e produção compatíveis com as necessidades reais das famílias que neles habitam.
A parceria com o governo do estado e com as prefeituras teve destaque no evento. O governador Confúcio Moura disse que esse era um sonho antigo. “Sempre acreditei em uma reforma agrária descentralizada. O governo e os prefeitos conhecem bem a realidade local e essa nova competência de fazer serviço com o Incra é muito importante para os resultados”, avaliou.
Fonte:
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária
05/11/2013 16:33
Artigos Relacionados
Incra cria três assentamentos após desapropriações na Paraíba
Ivo Cassol critica o Incra pela demora em regularizar assentamentos em Rondônia
Incra institui três novos assentamentos no Maranhão
Incra espera agilizar criação de assentamentos para agricultores familiares em Rondônia
Incra cria mais quatro assentamentos na Bahia
Incra regulariza quatro assentamentos no DF